Estudantes de Agronomia participam de visita ao assentamento Flor do Bosque

Objetivo da atividade foi conhecer o Sistema Agroflorestal e seu funcionamento na prática

Por Matheus Lopes dos Santos - jornalista e estudante de Arquitetura/Campus Arapiraca
Estudantes de Agronomia participam de visita técnica ao assentamento Flor do Bosque

Em visita técnica realizada no último dia 29 de agosto, estudantes da disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE IV) do curso de Agronomia do Campus Arapiraca visitaram o assentamento Flor do Bosque com o objetivo de conhecer a realidade da agricultura familiar e o sistema agroflorestal (SAF).

O trabalho, desenvolvido no Assentamento Flor do Bosque, faz parte das atividades do projeto Plantando Agrofloresta, que abrange quatro assentamentos rurais na Zona da Mata do estado de Alagoas. Este projeto visa a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) como uma estratégia para a recuperação de áreas degradadas e a geração de renda para as famílias de agricultores familiares, com árvores frutíferas e madeireiras.

A atividade final da disciplina propôs aos estudantes desenvolverem uma cartilha sobre o sistema. “Essa visita técnica teve o objetivo de fixação de conteúdo e conectar os estudantes com a realidade da agricultura familiar, reforma agrária, agroecologia e sistemas agroflorestais (SAF), e pretendemos implantar uma área experimental dentro do campus e criar uma cartilha para incentivar a multiplicação deste sistema pelos agricultores familiares do nosso território”, explica o docente e coordenador do curso Cícero Adriano.

Para os estudantes, a visita técnica teve sua importância para aprender conhecimentos de plantio, manejo do solo e conhecer o SAF na prática. “A visita nos trouxe um conhecimento sobre uma área da agronomia da qual não estamos familiarizados, a maneira como eles plantam, o cuidado com preservação do solo e dos lençois freáticos e o não uso de agrotóxicos, que nos ensina um novo caminho de introduzir e ensinar sobre agricultura para os nossos futuros clientes, com os orgânicos ganhando cada vez mais espaços”, relata a estudante de Agronomia Cledijane dos santos.

SAFs

Atuando junto ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em colaboração com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o professor José Roberto Santos, do Campus de Engenharia e Ciências Agrárias da Ufal, tem trabalhado com o SAF há mais de uma década.

“Trabalho com Sistemas Agroflorestais há mais de dez anos, já implantei mais de duas dezenas de SAFs e quintais produtivos em todo o estado de Alagoas. Atualmente ministro as disciplinas de Sistemas Agroflorestais e Produção de Insumos de Base Agroecológica no curso de Agroecologia do Ceca. O projeto no Assentamento Flor do Bosque começou em 2020, com a aprovação do projeto Plantando Agrofloresta, financiado pelo Rotary Internacional. Desde então, o espaço tem sido utilizado para extensão universitária, incluindo aulas práticas, pesquisas e estágios. Diversos Trabalhos de Conclusão de Curso e publicações científicas foram gerados a partir deste projeto”, conta José Roberto.

A agroecologista Maria José Cavalcante, também conhecida como Maria do Bosque, pela sua atuação no assentamento em defesa da agricultura sustentável na cidade de Messias, descreve sua experiência: “Pra mim é um sistema que me sinto confortável de saber que estou fazendo uma agricultura com o princípio do cuidado com a terra, de não usar agrotóxico e de saber que com esse sistema posso ter autonomia alimentar. Trabalhar com o sistema agroflorestal é você não depender de insumos de fora, porque ao cair uma folha ela vai virar adubo que alimenta microrganismos que alimentam o solo, então é um sistema completo”, diz.