Estudantes de Ciências Biológicas participam de cursos na USP e Unifesp

Intercâmbio com outras universidades amplia horizontes e traz oportunidades de estágio

Por Jacqueline Freire - jornalista
Oportunidade de cursos de verão em outras universidades auxilia nas pesquisas e trocas de conhecimentos

Três estudantes do curso de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcaram presença em mais uma edição dos cursos de inverno da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Letícia da Rocha, Leonardo Menezes e Augusto Farias aproveitaram o momento para ampliar horizontes e buscar oportunidades.

Letícia é bolsista do Laboratório de Inovação Farmacológica (Laif) da Ufal e participou do 9º curso de inverno “Respostas a Danos no DNA, Implicações em Evolução, Envelhecimento e Câncer” da USP. Para ela, o curso foi uma experiência transformadora e essencial. “Tanto para minha trajetória acadêmica quanto para o meu desenvolvimento pessoal, pois além de ampliar meus horizontes, tive a oportunidade de explorar novas linhas de pesquisa e adquirir um conhecimento ainda mais profundo na área”, afirmou.

Já Leonardo Menezes trabalha no Laboratório de Micologia Ambiental e Médica (LaMAM) e participou do 16º curso de inverno em imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP onde apresentou o trabalho intitulado "Caracterização fenotípica e imunológica de vesículas extracelulares de linhagens laboratoriais de Candida albicans e C. auris”.

“Foram duas semanas incríveis na USP onde eu pude respirar ciência e pesquisa a todo o momento. Criei uma rede de contatos valiosa que irá me auxiliar bastante durante e após minha graduação. É muito energizante trocar conhecimento com pessoas alinhadas ao mesmo propósito, foi um local de muitas amizades e oportunidades!", comemorou o estudante.

Augusto Farias, também do Laboratório de Micologia Ambiental e Médica (LaMAM), participou do curso de inverno do Programa de Pós-graduação em Microbiologia e Imunologia da EPM/Unifesp, onde teve uma experiência “excepcional e transformadora”. “Representar a Ufal nesse contexto foi uma oportunidade ímpar. De modo geral, o curso foi fundamental para meu desenvolvimento acadêmico e para amadurecer minha trajetória profissional”, afirmou.

O Centro Acadêmico Enraizando em Terras Secas (Cabio) afirmou ter  muito orgulho de tê-los como discentes no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde e espera que este grande feito seja sempre repetido. “A participação de discentes do ICBS em Cursos de Inverno de nível internacional é de grande importância pela obtenção de novos conhecimentos e técnicas que enriquecem a ciência desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas”, destaca a comissão.