Estudantes de Letras participam de oficina com a jornalista Patrícia Travassos
Trabalho foi realizado na disciplina de Prática 4: Tecnologia da Informação e da Comunicação no Ensino Fundamental e Médio
Estudantes dos últimos semestres do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sob orientação da professora Isabel Muniz Lima, realizaram uma oficina interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental e Médio.
A atividade foi proposta na disciplina de Prática 4: Tecnologia da Informação e da Comunicação no Ensino Fundamental e Médio. A professora Isabel comenta que ao longo das aulas, a turma assistiu o documentário Educação: Presente para o Futuro, dirigido por Patrícia Travassos da Produtora Prosapress.
O documentário é acompanhado de um Guia para o Professor (material para ser aplicado nas escolas, com docentes e alunos de diferentes disciplinas). “O objetivo desse material audiovisual é, entre outros, trazer experiências de escolas públicas e privadas relacionando ensino e tecnologia, com foco em metodologias ativas que, sobretudo, envolvam a interação entre estudantes e professores. As possibilidades apresentadas nesse documentário foram discutidas com os estudantes a partir de uma reflexão que colocou as escolas públicas de Alagoas como centro”, explica a professora.
Na última aula da oficina, o grupo participou de um bate-papo com Patrícia Travassos, diretora do documentário, jornalista, especializada em inovação. “O encontro foi muito rico, pois os estudantes de Letras/Português tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores de uma produção audiovisual e debater sobre temas relevantes sobre ensino e tecnologia”, comenta Isabel.
Patrícia Travassos é empreendedora, jornalista e documentarista, especializada em inovação. Fundadora da Prosa Press, um hub de conteúdo focado em projetos autorais e corporativos que refletem sobre o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas. Com mais de 20 anos de carreira, trabalhou como repórter, apresentadora, colunista e dirigiu projetos para os principais canais de TV, tais como Globo, Globonews, CNN Brasil e GNT. Recebeu o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e o Troféu Mulher Imprensa. Diretora dos documentários “Plural”(curta-metragem vencedor do Festival de Cinema de Santos – júri popular e júri oficial), “Singulares”, “Ecossistemas de Inovação”, “Inovar é um parto” “Educação presente para o futuro” e “Inspira”.