Juventude alagoana marca presença em conferência sobre mudanças climáticas

Evento aconteceu na Ufal e reuniu cerca de 180 jovens

Por Ascom LCOY Maceió
Verena Meirelles e representantes das cidades de Maragogi e Arapiraca

No último dia 23 de agosto, Maceió entrou para a história ao sediar a primeira edição da Conferência Local da Juventude Brasileira sobre Mudanças Climáticas (LCOY), um evento de incidência da Youngo, o grupo oficial do Quadro das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). O evento, realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), reuniu cerca de 180 jovens de diversas regiões do estado e de outros estados do Nordeste, consolidando-se como um marco no engajamento da juventude alagoana nas questões climáticas.

O dia começou com palestras que abordaram desde o panorama global das mudanças climáticas até as ações locais promovidas em Alagoas para alcançar a justiça climática, como os negócios de impacto socioambiental Nosso Mangue, de Mayris Nascimento, e Território Sustentável, de Ariane Monteiro. Com participação de professores da Ufal, como Jório Cabral do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), e Mariano Neto do Centro de Tecnologia (CTEC) compondo as palestras sobre mudanças climáticas e políticas públicas.

Entre os participantes, destacaram-se grupos como as senhoras da Associação Coração Valente de Maragogi e adolescentes do ensino médio, que trouxeram uma diversidade de perspectivas e experiências para o debate. "Os momentos de escuta e troca foram muito proveitosos; assim, conseguimos produzir um documento construído coletivamente, para termos ações mais efetivas", disse Mariana, do Instituto Sustentação, uma das organizadoras do evento, e estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Ufal.

Uma das atividades mais marcantes foi a dinâmica participativa da tarde, em que os participantes contribuíram para a elaboração da “Carta de Alagoas”. Esse documento, que será enviado para a COY 19 e COP 29 — Conferências internacionais da ONU sobre mudanças climáticas —, reflete as preocupações e propostas dos jovens alagoanos, garantindo que suas vozes sejam ouvidas tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Para Jaiane Bruna, ativista do Engajamundo e uma das organizadoras da LCOY Maceió, a conferência foi um passo fundamental para fortalecer a presença das juventudes alagoanas nos espaços de discussão sobre mudanças climáticas. “A LCOY Maceió foi linda. Estou muito feliz com o que construímos juntos. Certamente, demos um passo importante para colocar as juventudes de Alagoas nos espaços de fala sobre mudanças do clima, em nível local, nacional e mundial”.

Verena Meirelles, estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Ufal, e diretora do Instituto Águas Resilientes e também organizadora do evento, comentou: "A LCOY Maceió não apenas fortaleceu o engajamento das juventudes em questões climáticas, mas também abriu portas para novas parcerias e colaborações em prol de um futuro mais sustentável."

No último dia do evento, que começou com uma visita ao ensaio do Baque do Maracatu Alagoano, e com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, os participantes passearam pelas ruas do Jaraguá, acompanhados de um guia turístico, para conhecer mais sobre a cidade. Ao final, realizaram uma ação de mobilização, exibindo banner na praça com os dizeres: "LCOY Maceió — Mesmo que você não veja, a mudança está acontecendo”.