Pós-graduação em Sociologia abre 12 novas vagas para mestrado

Inscrições seguem abertas até 29 de setembro; aulas começam em 2025

Por Jacqueline Freire - jornalista

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com edital aberto para selecionar 12 novos estudantes no mestrado em Sociologia. As inscrições seguem abertas até 29 de setembro e podem ser feitas diretamente na página do Sigaa. O envio da documentação solicitada no edital é feito pelo próprio sistema.

São duas linhas de pesquisa: Corpo, Cultura e Conhecimento; e Conflito, Poder e Meio Ambiente; sendo as vagas distribuídas igualmente, seis para cada linha de pesquisa; incluindo-se as vagas gerais e do sistema de cotas. Podem participar da seleção, portadores de diplomas de cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), em Sociologia ou em áreas afins; ou ainda, concluintes de graduação, desde que comprovem a conclusão do curso, na data da matrícula no mestrado.

O processo seletivo passa por três etapas: análise do pré-projeto, prova escrita e prova oral sobre o pré-projeto e de conhecimentos teóricos. A prova escrita será realizada no dia 1º de novembro, e os selecionados serão convocados para a prova oral nos dias 25 e 26 de novembro.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 5 de dezembro na página do mestrado em Sociologia. A nova turma deve iniciar as aulas em março de 2025.

Confira o edital completo aqui.