Resistência democrática e 60 anos da ditadura são tema de conferência on-line

Evento será na quinta-feira (26), às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube

Por Ascom Ufal

Acontece na quinta-feira, 26 de setembro, às 19h, a conferência Resistência democrática: “ódio e nojo à ditadura”, com a professora Helena Esser dos Reis, da Universidade Federal de Goiás (UFG/CNPq). O evento terá transmissão simultânea pelo Youtube.

A conferência integra o Seminário "Autoritarismo e Liberdade", organizado pelo Grupo de Estudos em Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Alagoas (GEFP/Ufal), que vem ocorrendo desde março de 2024. 

Segundo os organizadores, o objetivo da conferência é não esquecer do sombrio período da ditadura civil-militar brasileira, que durou 21 anos, de 31 de março de 1964, quando o presidente João Goulart foi deposto, até 15 de março de 1985, com o término do governo do General João Figueiredo. 

“Exatamente por isso importa ‘lembrar para não esquecer’, não como simples rememorar o passado e sim como enfrentamento e resistência contra formas opressivas do nosso tempo; a cada momento é preciso retraçar o curso e para olhar em frente; fortalecer as lutas, resistir e construir a democracia”, avisa a comissão organizadora do evento. 

A palestra terá como base o pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Alexis de Tocqueville, que entendem a “democracia” como condição social e política baseada na igualdade e na liberdade, para então entender a fragilidade inerente à democracia e investigar formas de ameaças às quais está permanentemente exposta. E então, finalmente, discutir possibilidades de resistir às ameaças do nosso tempo. 

Não é necessário inscrição prévia. Os ouvintes que assinarem a lista de presença durante a transmissão ao vivo receberão certificado de participação. Mais informações no perfil @gefp_ufal.