Semana de História da Ufal debate povos indígenas em retomada

Evento contará ainda com minicurso sobre pesquisa acadêmica

Por Jacqueline Freire - jornalista

Nos dias 8 a 10 de outubro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sedia, pela 15ª vez, o Encontro Nacional de História. Com o tema “História presente, futuro ancestral: Povos indígenas em retomada”, o evento tem como grande destaque o protagonismo dos povos indígenas nas relações sociais e políticas estabelecidas com o Estado brasileiro e a sociedade não-indígena ao longo da História do Brasil.

Segundo os organizadores, apesar dos avanços, políticos, jurídicos e científicos, muitas práticas racistas ainda são empregadas para negar a legitimidade das reivindicações dos povos indígenas pelo direito ao território e à autodeterminação, elementos fundamentais para sua sobrevivência física e sociocultural.

Na programação, rodas de conversa, simpósios temáticos, minicursos, oficinas e lançamento de livros. “Além disso, teremos atividades culturais e de acolhimento e autocuidado. Os convidados que conduzirão as rodas de conversa são intelectuais indígenas, de povos e regiões diferentes, que ocupam os espaços das universidades para lutar por seus direitos e propor projetos políticos que promovam a vida”, informam os organizadores.

Minicurso sobre pesquisa científica

O curso ‘Os momentos e as fases da pesquisa’ será realizado dentro do Encontro Nacional de História, no dia 8 de outubro, e ministrado pelos pesquisadores Rafael Vieira e Maria Viviane Romão. O curso preocupa-se com as nuances das interligações sobre os processos decisórios, as escolhas que circundam a construção do trabalho e as seções distintas do fazer acadêmico.

Segundo Rafael Vieira, a ideia é discutir sobre as possibilidades de escolhas que circundam o objeto de pesquisa durante os trajetos de análises e conseguintes metodológicos. “O curso pretende elucidar sobre a pesquisa acadêmica e os fazeres dentro da universidade”, diz.

Lançamento de livros

Durante o evento também será possível realizar lançamento de livros. Para submeter proposta é só preencher o formulário do link, seguindo as regras, ate 31 de agosto. O lançamento ocorrerá no dia 9 de outubro às 17h. Cada autor terá um momento para apresentar sua obra ao público e também será responsável pelas vendas de sua obra.

A programação completa já está disponível. Inscrições no site.