Ufal abre prazo para submissão de propostas na Semana da Extensão e Cultura 2024

Interessados têm  até 20 de setembro para enviar documentação

Por Kariny Marinho - estudante de Relações Públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está em fase de organização para a Semana de Extensão e Cultura (Semaexc) deste ano e, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), abre chamada para submissão de propostas de execução de  atividades  a serem ofertadas durante a sua realização. Além de mesas-redondas, haverá oficinas, minicursos e roda de conversa. O evento acontecerá entre os dias 6 a 8 de novembro.

Nesta edição, a temática central será  “Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável: Políticas de Extensão e Sustentabilidade Global”.  As  propostas de oficinas, minicursos e rodas de conversa serão realizadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), módulo extensão, entre os dias 11 a 20 de setembro. Todas as ações desenvolvidas nas seções da Semaexc /2024 deverão ter seus escopos/ementas atrelados a, pelo menos, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e serem cadastradas por docentes e/ou técnicos de nível superior da Universidade.

Durante a submissão no SIgaa, para cadastrar minicurso, é necessário escolher a modalidade “curso”. E para cadastrar as modalidades oficinas e roda de conversa, escolher a opção “cadastrar evento”. No preenchimento da proposta, vincular ao edital “Semana de Extensão e Cultura/2024”. Já no título de cada ação, usar nomenclatura com o seguinte padrão: Evento Roda de conversa + nome (título) da ação; Evento Oficina + o nome (tema) da ação e CURSO + o nome (tema) da ação.

Para os interessados em participar da modalidade “Comunicação Oral”, o período de submissão será de 1º a 12 de outubro através do link disponível no edital.

O evento ainda contará com uma seção especial chamada “Ufal & Comunidade", cujo objetivo é ser um espaço para troca/interação entre a comunidade interna e extramuros a partir de exposições de produtos técnicos, artesanais e de empreendedorismos diversos.  A intenção é promover ações de extensão e cultura diversas desenvolvidas de forma exitosa pela Universidade. Aos interessados em apresentar suas ações exitosas nesta seção, deverão, entre os dias 11 a 25 de setembro, fazer suas submissões através do link

Sobre a Semana de Extensão e Cultura

A Semaexc é um evento de caráter institucional organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufal  que tem, dentre outros, o objetivo central de proporcionar espaços dentro da Academia não somente para a divulgação de ações diversas relacionadas a práticas extensionistas como também para ser mais um instrumento para envolvimento da Universidade com a Sociedade.

Confira mais informações no edital.