Calourada Afirmativa acontece com oficinas culturais e debates
Evento organizado pelo Neabi discute a importância das políticas de ações afirmativas para os alunos cotistas
- Atualizado em 24/01/2025 15h52
![](https://noticias.ufal.br/estudante/noticias/2025/1/calourada-afirmativa-acontece-com-oficinas-culturais-e-debates/@@images/image-400-538cbb7ed342b41b06570a61094fc1de.png)
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufal promove, na próxima quinta-feira, 30 de janeiro, a 2° edição da Calourada Afirmativa da Universidade. A programação acontece no Centro de Interesse Comunitário (CIC), a partir das 14h, no Campus A. C. Simões, em Maceió, e não precisa de inscrição para participar. O evento é realizado em parceria com a Pró-reitoria de Cultura e Extensão (Proexc), Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e os coletivos negros formados por estudantes da Ufal.
“O foco do evento é desenvolver atividades culturais com destaque para a valorização da cultura negra e indígena e apresentar aos calouros ingressos por sistema de cotas a importância das políticas de ações afirmativas, bem como apresentar as possibilidades dos programas de permanência estudantil dentro da Universidade”, explica Danilo Marques, coordenador do Neabi da Ufal.
Ainda segundo o coordenador, diante do sucesso da primeira edição realizada no campus do Sertão em 2022, a ideia é que a Calourada Afirmativa se consolide no calendário acadêmico, mas sempre na semana subsequente à Calourada Oficial, para não coincidir com as atividades oficiais da Reitoria e do Movimento Estudantil, liderada pela Diretório Central dos Estudantes (DCE), centros e diretórios acadêmicos.
Confira a programação completa
14h - Oficina de Carnaval, com o Maracatu Yà Dandara. Devido ao limite de vagas, é necessário se inscrever através do link.
15h - Roda de conversa sobre Ações Afirmativas e Políticas de Assistência Estudantil, com Neabi/Ufal, estudantes do Pec-G, Proest e Proex
16h - Oficina de capoeira, com o Contra-Mestre Denis Angola
17h30 - Baile Preto, com DJ Obama
18h30 - Palco aberto
Sobre o Núcleo
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas é um órgão de apoio acadêmico, ligado ao gabinete da Reitoria, que busca estabelecer atividades em torno da implantação, do monitoramento e do acompanhamento da política de cotas. Também desenvolve ações de acordo com os três pilares da Universidade — ensino, pesquisa e extensão —, voltadas especificamente à questão negra e indígena dentro da instituição.