Aluna do Ceca é selecionada em programa de verão em São Paulo

Maria Eduarda Gomes vai desenvolver pesquisas no CNPEM, importante centro de inovação do país

O CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade
O CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade

Entre 7 de janeiro e 27 de fevereiro de 2026, o local de pesquisa da estudante Maria Eduarda Gomes Pires já é certo: O Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP. É que a aluna do 7° período de Agronomia do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, foi selecionada para participar do 33° Programa de Bolsas de Verão da instituição e vai contribuir com sua pesquisa em novos trabalhos.

“Estou extremamente realizada em poder participar de algo tão grandioso em minha vida, tanto para o meu crescimento pessoal, quanto científico. Estou ansiosa para viver essa experiência única e contribuir com o avanço da pesquisa científica”, ressaltou. Eduarda já é técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e, desde 2023, aluna de Iniciação Científica (IC) do Laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais (LPqRN/Ceca), orientanda do professor Euzébio Goulart. Se projeto é voltado para a identificação de feromônios de pragas de cucurbitaceas, especificamente para duas pragas do melão (Liriomyza sativae e Diaphania hyalinata).

Ela ainda não sabe o que vai desenvolver em Campinas, mas ficará responsável por um projeto e dedicar 40h semanais para as atividades previstas, apresentação de seminários e relatórios. Para a seleção, Eduarda precisou enviar uma carta de intenção/motivação, carta de recomendação, currículo lattes e comprovação de alto rendimento acadêmico pelo histórico escolar, além de demonstrar interesse por pesquisa científica. A seleção foi realizada entre alunos de países da América Latina e do Caribe.

“Ser selecionada entre tantos países e estudantes com grande potencial é uma sensação indescritível para mim. É uma honra poder participar de um programa tão inspirador para jovens cientistas, que estimula a pesquisa e o desenvolvimento da ciência”, concluiu, já planejando deixar a marca da Ufal no Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais.

 Além de Maria Eduarda, o estudante Leonardo Menezes de Souza Machado, do curso de Ciência Biológicas (ICBS/Ufal) também foi um dos 28 selecionados para participar do programa. Os dois alunos da Ufal serão os únicos representantes de Alagoas na 33ª edição do Programa de Bolsas de Verão do CNPEM.

Sobre o CNPEM

O Centro abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no país.

O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação.