Curso on-line debate uso ético da inteligência artificial na pesquisa acadêmica
Minicursos serão gratuitos e em formato on-line, nos dias 20 e 30 de outubro
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove, nos dias 20 e 30 de outubro, o 3º Ciclo de Dicas de Produção Científica. O evento gratuito terá como tema central o uso ético da inteligência artificial na pesquisa acadêmica e tem como objetivo debater propostas de utilização de softwares de IA generativa para investigações científicas
A iniciativa é do Campus do Sertão - Unidade de Santana do Ipanema - em parceria com o Sistema de Bibliotecas (Sibi), e conta com o apoio dos programas de mestrado em Comunicação da Ufal e da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A programação inclui dois minicursos gratuitos e on-line, transmitidos pelo canal do Sibi Ufal no YouTube, com início às 19h30.
As inscrições estão abertas à comunidade em geral e devem ser feitas até o dia 20 de outubro por meio do Sigaa, sendo ofertadas duas modalidades: para o ciclo completo ou apenas para cada aula, sendo possível garantir a certificação mediante a inscrição e participação. Um tutorial com o passo a passo da inscrição também está disponível.
O primeiro minicurso, intitulado ‘Uso de IA generativa em pesquisas qualitativas’, será ministrado pela professora Mayara da Costa e Silva, doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UNB), na segunda-feira (20). Já na quinta-feira (30) será a vez do minicurso ‘Uso de IA generativa para apoio a pesquisas quantitativas’, ministrado pelo mestre José Augusto Medeiros Monteiro, docente da Ufal e doutorando em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“A discussão do momento, em diferentes setores sociais, é sobre o impacto da inteligência artificial generativa. Isso não é diferente no âmbito acadêmico, com muitos estudantes usando algum software de IA para fazer atividades. Este ciclo atende a uma preocupação ligada a como usar de maneira adequada, ética e como auxílio efetivo ao ato humano”, explicou o coordenador do evento, professor Anderson Gomes.
A organização garante a privacidade dos dados fornecidos no ato da inscrição. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail oficial do evento cedpc@santana.ufal.br .