Monitores da Sinpete participam de formação sobre atendimento inclusivo

Atividade formativa busca garantir que as ações de recepção e condução estejam adequadas para atender pessoas com deficiência durante os dias do evento

Por Ascom Ufal
Monitores da Sinpete participam de formação sobre atendimento inclusivo
Monitores da Sinpete participam de formação sobre atendimento inclusivo

Está chegando o dia da 4ª Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), evento de divulgação científica que será realizado de 16 a 23 de outubro, no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. A turma de monitores segue se preparando para que tudo fique pronto para receber os visitantes. No último dia 2 (quinta-feira), a equipe passou por um mais um momento de treinamento e, dessa vez, o foco foi enfatizar boas práticas de atendimento inclusivo para garantir que as ações de recepção e condução estejam adequadas para atender pessoas com deficiência. 

A atividade foi promovida pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Ufal, sob organização da professora Regina Maria Lima e que integra a coordenação da Sinpete. Importância de um ambiente acessível, comunicação e interação, cuidados para evitar uma abordagem invasiva e respeito à voz e às decisões das pessoas com deficiência foram alguns dos pontos destacados durante o momento formativo.

O servidor Jean Bernardo Vieira, do Laboratório de Acessibilidade (LAC), apresentou estratégias de abordagem para pessoas com deficiência visual, ressaltando atitudes que favorecem autonomia e segurança. Já o professor Thiago Bruno Santos, da Faculdade de Letras (Fale), trouxe contribuições importantes sobre a comunicação com pessoas surdas e orientações sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os assistentes sociais da Proest, Erivaldo Farias e Daniele Marinho, por meio da apresentação ‘Acessibilidade: deficiência física’, abordaram práticas de acolhimento pautadas na dignidade, no respeito e na promoção da autonomia.

O treinamento reforça o compromisso da Ufal com a formação de uma cultura institucional pautada na acessibilidade, na empatia e na inclusão, preparando os monitores para tornar a Sinpete 2025 um espaço verdadeiramente acolhedor.

Dias da Sinpete

A Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) acontecerá de 16 a 23 de outubro, no Campus A. C. Simões da Ufal, em Maceió. A programação inclui uma grande feira de ciências, exposições das unidades acadêmicas, oficinas, palestras, exposições, minicursos, apresentações de trabalhos científicos e visitas guiadas. 

Consulte a página oficial do evento para mais informações e conferir a programação completa Sinpete 2025 – Ufal.