Ufal aprova Calendário Acadêmico 2026 com início em 23 de fevereiro

Plataforma on-line detalha datas de matrículas, aulas e eventos, garantindo organização para alunos e professores

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovou o Calendário Acadêmico para 2026. Após o período especial de férias, o semestre letivo 2026.1 vai começar as atividades no dia 23 de fevereiro. O documento, disponível aqui, oferece um panorama completo das principais datas, desde as matrículas até as avaliações, permitindo que alunos e professores se preparem com antecedência para o período.

Para melhor planejamento, é possível fazer o download do arquivo para importação do Google Agenda. Basta seguir um tutorial e aproveitar essa ferramenta.

De acordo com o calendário aprovado, o período de solicitação de matrículas para veteranos, que ocorrerá de 2 a 9 de fevereiro de 2026, e o período de rematrícula se estende de 13 a 19 de fevereiro. Já os ingressantes devem acompanhar o cronograma específico divulgado pela Copeve e garantir a participação no processo de matrícula.

A Semana de Acolhimento dos Discentes está agendada para ocorrer 23 e 27 de fevereiro de 2026. Durante esse período que conta como dia letivo, serão realizadas diversas atividades organizadas por Entidades representativas do corpo discente para integração e recepção aos estudantes, promovendo um ambiente acolhedor e estimulante para o início do semestre.

Além das datas de matrículas e avaliações, o Calendário Acadêmico também informa os feriados e pontos facultativos que ocorrerão ao longo do semestre, como Carnaval (16, 17 e 18 de fevereiro), o feriado de Tiradentes (21 de abril) e Corpus Christi (4 de junho).

As atividades do semestre letivo 2026.1 encerram no dia 10 de julho, quando haverá um recesso acadêmico de duas semanas. Já o semestre letivo 2026.2 vai ser de 27 de julho a 18 de dezembro, encerrando o ano letivo com a sincronização dos calendários acadêmicos diferenciados entre os cursos de graduação presencias, os programas de pós-graduação e os demais programas e projetos com financiamento.