Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL

Hackademy Girls busca talentos femininos para criar inovações em maratona de 34 horas na Ufal

Por Rosa Ferro - jornalista
- Atualizado em

Estão abertas as inscrições para o Hackademy Girls, uma maratona de inovação exclusiva para mulheres que será realizada nos próximos dias 27 e 28, no Edge Academy, localizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. O evento, que faz parte do Circuito Alagoano de Inovação, tem como objetivo reunir talentos femininos para desenvolver, de forma colaborativa, soluções criativas para desafios reais de Alagoas, com foco em Negócios de Impacto Social e Ambiental.

Promovida pelo Centro de Inovação Edge (Ufal), a maratona conta com o apoio do Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc/Ufal), da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). O evento terá duração de 34 horas e é destinado a estudantes do Instituto de Computação da Ufal, do ensino médio-técnico do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e do ensino médio da rede pública estadual, com idade a partir de 16 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em equipes de 3 a 5 integrantes, até o próximo dia 24 ou enquanto houver vagas. No total, serão 40 vagas para uma jornada imersiva e multidisciplinar, que contará com palestras, mentorias especializadas, atividades práticas e um Demoday final para a apresentação dos projetos a uma banca avaliadora. Durante os dois dias de evento, as participantes terão acesso a alimentação completa, alojamento e internet.

As equipes poderão desenvolver soluções que abordem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco em viabilidade e impacto para o estado de Alagoas. Os projetos serão avaliados com base em critérios como inovação, viabilidade técnica, potencial de impacto e qualidade da apresentação. As três melhores equipes receberão troféus e certificados de reconhecimento.

“O Hackademy Girls foi criado para ser um ambiente de estímulo e fortalecimento do protagonismo feminino na tecnologia e no empreendedorismo. Queremos inspirar jovens mulheres a se verem como agentes de transformação, capazes de criar soluções inovadoras que gerem impacto real e positivo para a nossa sociedade”, destaca  Elly Paes, coordenadora Edge Academy e idealizadora dessa maratona.

O edital completo está disponível no link e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário oficial . Menores de 18 anos precisam apresentar autorização formal ou estar acompanhadas por um responsável.

Inscrições aqui.