Pesquisadores da Ufal participam de evento em São Paulo sobre biodiversidade
Os alunos apresentaram resultados de pesquisas e realizaram visita técnica
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcou presença no 1° Workshop do projeto PPBio – BioCrustaBR, realizado na primeira semana de novembro pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP Ribeirão Preto). A equipe do Laboratório de Bioecologia e Desenvolvimento de Crustáceos (Labdec), coordenado pelo professor João Alberto Farinelli Pantaleão, participou do evento que reuniu mais de 80 pesquisadores de diversas instituições brasileiras, atuantes nas áreas de biologia, ecologia e sistemática de crustáceos.
O projeto BioCrustaBR integra o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – edital PPBio 2023 (Linha 8: Redes Costeiras Marinhas – processo nº 442421/2023-0) e tem como título Biodiversidade brasileira em evidência: Crustáceos decápodes como eixo estrutural na composição de rede integrada no bioma costeiro marinho (BiocrustaBr). A proposta tem como eixo central o estudo dos crustáceos decápodes, como camarões, caranguejos, ermitões, lagostas e siris, buscando compreender padrões de diversidade, distribuição e desenvolvimento desses organismos nos ambientes costeiros e marinhos do Brasil.
Os alunos da Ufal, vinculados aos programas de pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA) e em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (DIBICT), além de estudantes de graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura, participantes do Pibic), apresentaram os resultados de suas pesquisas.
Durante a oportunidade, os pesquisadores de Alagoas realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Bioecologia e Sistemática de Crustáceos (LBSC) e ao Laboratório de Bioecologia de Crustáceos Decapoda (LBCD), ambos localizados no Departamento de Biologia da FFCLRP/USP e coordenados pelos professores Fernando Luís Medina Mantelatto e Régis Augusto Pescinelli.
Na visita ao LBCS os estudantes analisaram alguns animais depositados na Coleção De Crustáceos do Departamento de Biologia da FFCLRP e conheceram a infraestrutura e funcionamento do laboratório de análises moleculares.
De acordo com o professor Pantaleão, a participação da equipe da Ufal no workshop foi uma oportunidade para integrar os grupos de pesquisa e fortalecer a atuação da Universidade. “O evento também proporcionou o planejamento de futuras colaborações, ampliando as pesquisas sobre a fauna de crustáceos no Brasil. A visita aos laboratórios possibilitou trocas de experiências técnicas e científicas, ampliando o conhecimento sobre metodologias de pesquisa, manejo de coleções biológicas e abordagens integradas para o estudo de crustáceos”, acrescentou.