Ufal sedia maratona de inovação exclusiva para mulheres
Promovido pelo Edge Academy, o Hackademy Girls integra o Circuito Alagoano de Inovação e amplia a presença feminina na tecnologia
- Atualizado em
Teve início na quinta-feira (27), no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, o Hackademy Girls, maratona de inovação voltada exclusivamente para mulheres. A iniciativa é promovida pelo Edge Academy, programa de formação de talentos do Centro de Inovação Edge, e reúne estudantes da Ufal, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Rede Estadual de Educação.
Ao todo, nove equipes formadas exclusivamente por mulheres terão até sexta-feira (28) para desenvolver propostas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A missão é clara: pensar tecnologia de forma inclusiva, colaborativa e com potencial real de transformação para Alagoas.
Para a coordenadora do Edge Academy, Elysanne Paes, iniciativas como essa são essenciais para ampliar oportunidades e reduzir desigualdades no setor. “Promover um evento pensado exclusivamente para mulheres é uma forma concreta de impulsionar o protagonismo feminino na área de tecnologia. Queremos que essas jovens se sintam pertencentes, confiantes e capazes de transformar realidades por meio da inovação”, afirma.
A programação do evento inclui palestras, sessões de mentoria, atividades práticas e o Demoday, momento em que as equipes apresentarão suas soluções para uma banca avaliadora. A ação integra o Circuito Alagoano de Inovação e conta com o apoio do Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc) da Ufal, da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Ministério da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (MCTI) e Softex.
Sobre o Edge
Criado em 2015, o Centro de Inovação Edge atua no desenvolvimento de soluções de software e hardware para a indústria, especialmente nas áreas de Automação, Engenharia de Software, Inteligência Artificial e Sistemas Embarcados. Com foco em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), o Edge já executou mais de 160 projetos, com investimentos superiores a R$ 100 milhões, atendendo empresas como Petrobras, Dell, Embraer, WEG, Marelli, entre outras.