Profissionais da saúde podem colaborar em pesquisas sobre AVC e Trombose

As investigações da Ufal dependem do apoio para recrutamento de pacientes elegíveis

Por Ascom HU/Ufal
- Atualizado em

Profissionais da saúde estão sendo convidados a colaborar com duas pesquisas em andamento pelo Programa de Iniciação Científica do Hospital (HU) Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), coordenadas pela professora do curso de Medicina Letícia Januzi. As pesquisas focam em condições médicas complexas no Brasil: a interação entre AVC isquêmico e Doença de Chagas, e a análise da Trombose Venosa Cerebral. Ambas estão aprovadas no Comitê de Ética em Pesquisa e a coleta de dados precisa de apoio para recrutar mais pacientes.

Se algum profissional da saúde acompanha pacientes elegíveis para o perfil das pesquisas, podem entrar em contato por meio dos telefones fornecidos ou escanear os QR Codes disponíveis nas imagens de divulgação.

Para entender melhor, a primeira pesquisa busca comparar a eficácia da varfarina com novos anticoagulantes em pacientes que sofrem de AVC isquêmico associado à Doença de Chagas. Esse estudo foca em analisar a recorrência do AVC e os resultados funcionais dos pacientes por meio da Escala Modificada de Rankin (EMR). Para participar, os pacientes devem ter diagnóstico de Doença de Chagas, ter sofrido um AVC isquêmico e estar em uso de anticoagulantes orais. No entanto, são excluídos menores de 18 anos, pessoas com histórico de hemorragias recentes, usuários constantes de anti-inflamatórios e gestantes.

Já a segunda pesquisa faz parte do Consórcio Internacional de Trombose Venosa Cerebral (ICTVC) e visa estudar a epidemiologia da doença nos pacientes. São incluídas pessoas com diagnóstico clínico ou imagem confirmando a condição a partir de 1995 e excluem-se aqueles sem fatores reversíveis para a TVC.

Para colaborar com a pesquisa sobre AVC isquêmico e Doença de Chagas, os números são (82) 98876-6251 e (82) 99128-9261. Já para a pesquisa de Trombose Venosa Cerebral, os números são (79) 99950-1543 e (82) 99933-7529.

Essas pesquisas podem melhorar o entendimento e o tratamento de condições médicas complexas, proporcionando novas esperanças e soluções para os pacientes afetados. A participação dos profissionais de saúde vai colaborar com o avanço das investigações e os resultados serão parte de Trabalhos de Conclusão de Curso de dois alunos de Medicina da Ufal.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável