Pós-Graduação em Ciência Política abre 14 vagas em primeira turma de mestrado
Inscrições estão abertas e seguem até 31 de março

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para o primeiro edital de seleção de alunos regulares do seu mestrado acadêmico. Ao todo, são ofertadas 14 vagas, e podem se candidatar todos os portadores de diplomas de cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), bem como concluintes de graduação, em qualquer curso reconhecido pelo MEC.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O processo seletivo passa por quatro etapas: análise de pré-projeto, prova escrita, entrevista e análise de Currículo Lattes.
O resultado final da seleção será publicado até 15 de maio. Já as aulas têm início previsto para o mês de julho.
Saiba mais
De maneira geral, a Ciência Política estuda os sistemas de governo, as relações de poder, as instituições políticas, as políticas públicas e o comportamento político da sociedade. Dessa forma, o PPGCP surge como um centro que busca formar cientistas políticos com habilidades para desenvolver pesquisas – acadêmicas e de mercado –, análise de dados sócio-políticos, assessoria parlamentar e de campanhas eleitorais, além de implementação e avaliação de políticas públicas.
O PPGCP da Ufal foi aprovado pela Capes em 2024 e é o primeiro programa de pós-graduação da área no estado de Alagoas. O Programa possui duas llinhas de pesquisa: (1) democracia e instituições políticas e (2) gestão e políticas públicas. A compreensão das instituições que regulam as relações sociais, assim como os efeitos dos diferentes arranjos institucionais, é importante para o bom funcionamento da sociedade. Da maneira semelhante, a implementação e avaliação de políticas públicas têm efeito direto na qualidade de vida dos cidadãos.
Mais informações no edital (em anexo) ou no endereço eletrônico ppgcp@ics.ufal.br.