Projeto capacita meninas nas áreas de Inteligência Artificial e Tecnologia

Ação de extensão é voltada a alunas do ensino médio e coordenada pela professora Marianne Diniz, do curso de Sistemas de Informação da Unidade de Ensino Penedo

Por Diana Monteiro - jornalista
Professora Marianne Diniz com alunas do projeto MARIA
Professora Marianne Diniz com alunas do projeto MARIA

A participação de mulheres nos cursos de Tecnologia, especialmente nas áreas de Inteligência Artificial (IA) e sistemas embarcados, ainda é bastante limitada. Por isso, a Unidade de Ensino Penedo, vinculada ao Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está buscando promover a inclusão feminina nos setores de ascensão tecnológica, oferecendo capacitação prática e aplicada, por meio do projeto de extensão MARIA Desbravando Fronteiras para Mulheres na Ciência e Tecnologia. Uma das finalidades desta ação é aumentar a representatividade feminina, capacitando mulheres em IA e Tecnologia com foco em mobilidade urbana

O projeto de extensão começou a ser executado em setembro de 2024, voltado a alunas do ensino médio, e é uma das atividades do curso de Sistemas de Informação da Unidade Penedo. De acordo com a coordenadora Marianne Diniz, o projeto busca também o fortalecimento do papel das mulheres como agentes de transformação no cenário da ciência e da tecnologia.
“A ação de extensão visa capacitar tecnicamente, criar uma rede de apoio e encorajamento para que mais mulheres se sintam confiantes e motivadas a seguir carreiras nessas áreas. Estamos também empenhados em gerar um impacto social positivo, contribuindo para a redução da desigualdade de gênero no campo da tecnologia e da inovação”, disse a professora Marianne, mestre em Ciência da Computação e doutora em Engenharia de Computação, com ênfase em Inteligência Computacional. No curso, ela leciona as disciplinas: Banco de Dados, Marketing Tecnológico e Estratégico, além de ACE1.

Com expectativa de firmar no futuro colaborações com outras instituições ou empresas, o projeto envolve uma equipe composta por 11 pessoas, das quais, oito são estudantes do curso de Sistemas de Informação. A coordenadora enfatiza que elas desempenham papéis tanto no planejamento quanto na execução das atividades, atuando como monitoras e facilitadoras do aprendizado. Fazem parte da equipe: Elysa Francyne, Jessica Oliveira, Laysa Edwyges, Mirelly Barbosa, Sophia Sacramento, Yasmin Gomes, Valéria Santos e Vanessa Maia.

Atividades científicas

O projeto MARIA: Desbravando Fronteiras para Mulheres na Ciência e Tecnologia segue uma estrutura organizada, iniciando com um processo de nivelamento das participantes em informática básica, para garantir que todas estejam preparadas para os conteúdos mais avançados. A segunda etapa envolve a introdução de conceitos de IA, seguidos de atividades práticas em programação e sistemas embarcados.

As aulas são ministradas semanalmente, com horários flexíveis para acomodar a disponibilidade das participantes. O projeto é conduzido de forma colaborativa, com as alunas de Sistemas de Informação atuando como mentoras, ensinando e guiando as alunas do ensino médio. “Iniciamos com um fluxo de um ano, considerando este primeiro ano como uma fase experimental. No entanto, a nossa intenção é que ele se torne contínuo, com a possibilidade de expansão para atender cada vez mais mulheres interessadas nas áreas de tecnologia, especialmente IA e sistemas embarcados”.

Sobre a participação em atividades científicas, Marianne diz que é pesquisadora no Grupo Conect2AI da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde realiza estágio pós-doutoral, com foco em IA, TinyML, Ciência de Dados e Veículos Inteligentes. Destacou que as pesquisas que desenvolve estão inseridas em projetos financiados pelo CNPq e pelo programa Mover, em parceria com empresas como Volkswagen, Stellantis e Inmetro. “Esses trabalhos exploram temas como o comportamento de condutores, a geração de créditos de carbono por meio de blockchain e contribuem para a inovação tecnológica e sustentabilidade na indústria automotiva, alinhando-se à Indústria 4.0 e à mobilidade inteligente”.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.