Aluna do IC e bolsista do Edge participou de evento em SP só para mulheres
Competição em cibersegurança, promovida pelo Hub Hackers do Bem, buscou apoiar e fortalecer a presença feminina no setor
- Atualizado em 09/04/2025 17h10

A estudante Sarah Domingos, do 7° período do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e bolsista do programa Edge Academy, participou, no último fim de semana, do primeiro Capture The Flag (CTF), evento exclusivo para mulheres, que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP).
O Capture The Flag (CTF) em maratonas de cibersegurança é um tipo de competição onde os participantes resolvem desafios para encontrar “bandeiras” (flags) escondidas, que geralmente são códigos secretos. Com patrocínio do Google, organização da Rede Brasileira para Educação e Pesquisa (RNP), da Poli-USP e apoio da Comissão Especial de Cibersegurança da SBC (CE-Seg) e da organização WOMCY (Latam Women in Cybersecurity), o evento buscou ser um ambiente para o desenvolvimento de novas competências e o fortalecimento da comunidade feminina, com a inclusão e a capacitação de mulheres na cibersegurança.
Sarah participa, desde 2024, do Programa Hackers do Bem, uma iniciativa 100% gratuita da RNP, voltada para capacitação em cibersegurança. Ela já participou de duas edições da maratona, de maneira remota, e, este ano, foi convidada para o evento presencial, apenas para mulheres.
Para Sarah Domingos, a primeira experiência nesse tipo de evento foi muito valiosa. Ela formou uma equipe com outras duas participantes, que são estudantes de universidades em São Paulo, e também eram estreantes, com um entendimento básico sobre as regras. Liderado por Sarah, o grupo conseguiu solucionar seis de 22 desafios durante a competição.
"Até a metade da disputa, estávamos entre os 8 melhores grupos, mas com o passar do tempo não conseguimos manter o ritmo. Mesmo assim, saímos satisfeitas com o nosso desempenho e com todo o aprendizado que adquirimos, além de ter a oportunidade de conhecer muitos profissionais da área de cibersegurança, que é onde tenho maior interesse em seguir minha carreira", completou Sarah.