Aluno de Arquitetura e Urbanismo da Ufal faz intercâmbio no Rio de Janeiro

Por meio do programa de mobilidade acadêmica, o estudante Giancarlo Nunes alia formação universitária a projetos voluntários

Por Lenilda Luna - jornalista
Giancarlo Nunes vivencia novas experiências durante intercâmbio na UFRRJ
Giancarlo Nunes vivencia novas experiências durante intercâmbio na UFRRJ

O estudante Giancarlo Nunes, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está vivenciando uma experiência enriquecedora por meio do programa de intercâmbio nacional. Atualmente cursando disciplinas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ele destaca como a iniciativa tem sido fundamental para manter a continuidade da sua formação acadêmica mesmo longe de Maceió.

A mobilidade acadêmica foi uma alternativa que ele encontrou para não interromper a graduação durante a greve dos servidores públicos federais, iniciada em março do ano passado, que durou 120 dias. “Estava no Rio visitando amigos da base missionária onde já havia atuado como voluntário, e quando as aulas voltaram, percebi que precisava continuar aqui por motivos pessoais”, contou Giancarlo.

Com o apoio da coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal, Giancarlo ingressou no programa de mobilidade, que permite a alunos regularmente matriculados cursarem disciplinas equivalentes em outras universidades federais pelo período de até um ano. “Sou muito grato à Noêmia [secretária da FAU] e ao professor Luiz Philippsen, que me ajudaram em todo o processo. Sem o apoio deles, não teria sido possível”, ressaltou.

No Rio de Janeiro, além de manter sua trajetória acadêmica, Giancarlo encontrou formas de integrar os conhecimentos adquiridos na universidade com sua atuação como voluntário. Um dos projetos que desenvolveu foi a reforma de uma habitação destinada a voluntárias de uma missão cristã, unindo prática profissional com engajamento social. “A experiência tem sido transformadora. Estou tendo contato com uma nova universidade, conhecendo pessoas incríveis e aprofundando minha vivência cristã em movimentos que fortalecem minha caminhada pessoal e acadêmica”, afirmou.

O intercâmbio, segundo Giancarlo, vai além da sala de aula. Ele destaca que, além de possibilitar a continuidade da graduação, a mobilidade tem promovido crescimento pessoal, novas amizades, amadurecimento e a oportunidade de servir em diferentes contextos. O estudante quer compartilhar essa experiência para estimular os colegas da Ufal a participarem de programas de mobilidade nacional e internacional. “São experiências que ampliam horizontes, permitem trocas culturais e acadêmicas, e reforçam o papel da universidade pública como espaço de formação”, concluiu Giancarlo.

Para mais informações sobre mobilidade acadêmica, leia aqui

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.