Clube do Vinil promove cultura, memória e música na Ufal

Primeira edição acontece no dia 30 de abril, no Bloco de Comunicação Social


Resgatar a experiência de ouvir discos de vinil, promover o diálogo entre gerações e valorizar a música como expressão cultural. Esses são os objetivos do projeto de extensão Clube do Vinil: Comunicação, Cultura e Música, que realizará seu primeiro encontro no dia 30 de abril, às 19h, no auditório do Bloco A de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A atividade é gratuita e aberta à comunidade externa, mas as vagas são limitadas e é preciso se inscrever na página do evento, por meio deste link.

O projeto é uma realização do curso de Jornalismo da Ufal, tem participação ativa de estudantes de Jornalismo e coordenação dos professores Laís Falcão e Victor Pires. Nasceu da percepção de que, embora muitas vezes considerado apenas um item retrô, o vinil representa um importante registro histórico, cultural e artístico. Sua materialidade oferece uma experiência tátil, visual e sonora singular, contrastando com a fluidez do consumo digital atual.

A programação contará com uma mesa-redonda sobre consumo e escuta de discos de vinil. Participam do debate Laís Falcão, professora substituta do curso de Jornalismo na Ufal e pesquisadora de MPB; Victor Pires, professor da Ufal e pesquisador de mídia e música; Jailson Alvim, dono do tradicional sebo Solar Discos. A mediação será feita por Pedro Vermelho, estudante de Jornalismo.

Após a mesa, o evento segue com audições, apresentações e discussões de álbuns escolhidos pelos alunos e convidados. Serão realizados sorteios entre os participantes, valorizando ainda mais a proposta de incentivar a cultura do disco.

Além de fomentar o debate sobre o papel da música física num mundo cada vez mais digitalizado, o Clube do Vinil busca estimular o desenvolvimento prático dos estudantes do curso de Jornalismo. Os alunos estarão envolvidos em todas as etapas do evento, da produção à cobertura, e terão a oportunidade de exercitar a crítica musical, analisar álbuns, artistas e gêneros, discutir a relação da música com sociedade, política, cultura, e refletir sobre os modelos de produção e distribuição da indústria fonográfica.

Mais que um evento, o Clube do Vinil se propõe a ser um espaço de troca e aprendizado, reconectando gerações pela potência da música, transformando o som do vinil em ponto de encontro, memória viva e expressão cultural.

Apaixonados por música de todas as idades estão convidados a participar desse espaço de escuta, troca e memória. É um convite à escuta atenta em tempos de pressa.

Serviço

O quê: Clube do Vinil
Quando: 30 de abril
Horário: 19h
Local: auditório do Bloco A do COS, no Campus A.C. Simões

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.