Espaço Cultural da Ufal sedia 1º Encontro de Música de Câmara de Maceió
Concertos e oficinas com músicos internacionais, nacionais e locais serão apresentados ao público
- Atualizado em 03/04/2025 23h29

De 9 a 11 de abril, o Espaço Cultural da Ufal, localizado na Praça Sinimbu, Centro de Maceió, será palco do 1º Encontro Internacional de Música de Câmara de Maceió. Concertos e oficinas com músicos internacionais, nacionais e locais serão apresentados ao público.
Para participar do encontro, é preciso se inscrever neste link até o dia 7 de abril. As vagas são limitadas para concertos e oficinas, para evitar superlotação do espaço. Todos os concertos são gratuitos, mas para participar de oficina é preciso pagar uma taxa que será revertida para o pagamento de materiais básicos utilizados durante o evento. No momento da inscrição, público externo e estudantes de cursos de extensão da Ufal podem pedir isenção de taxa, desde que se enquadre nas condições especificadas no formulário.
Na terça-feira (8), será divulgada no Instagram do Espaço Cultural a relação de deferimento e indeferimento das inscrições. Aqueles que tiveram inscrição deferida e não foram isentos deverão efetuar o pagamento e enviar comprovante para o e-mail sec.dir.ec@proex.ufal.br, impreterivelmente, até o dia 9 de abril, garantindo, assim, a vaga.
Apesar da cobrança de taxa, o docente da Ufal destaca que, grande parte da programação do evento é gratuita, com aulas e concertos durante todos os dias. “É uma oportunidade única para estudantes e público participarem de um encontro como esse, de ter acesso a um conhecimento, a músicos com técnicas apuradas que, se fosse em outro lugar, teriam de investir um valor muito alto. Com certeza, será um grande ganho para participantes e ouvintes”, enfatiza professor Nilton Souza, coordenador do evento.
Saiba mais
A abertura do encontro será na quarta-feira (9), às 19h, com a inauguração do Espaço Camerístico Fátima de Brito. Nascida em Natal, Rio Grande do Norte, e radicada em Maceió, Maria de Fátima de Brito é considerada uma das grandes vozes de Alagoas. Cantora, compositora e professora de canto, foi referência no ensino musical em todo Nordeste. Convidada para organizar um curso em Maceió, onde fixou residência, passou a integrar o corpo docente de Música da Ufal em 1983. A docente morreu em 2018.
“O encontro seguirá uma dinâmica de modo que os participantes, alunos e público externo, possam ter uma imersão para que se interessem pela música de câmara, pela música erudita. São apenas três dias de evento, mas com bastante movimentação no Espaço Cultural e na Escola Técnica de Artes da Ufal”, garantiu o coordenador.
Souza explica que a música de câmara é reconhecida por ser um concerto para espaços pequenos e com número específico de músicos. Ele afirma que a realização do encontro vem preencher uma lacuna de formação musical e de público, além de buscar promover uma melhoria no nível instrumental dos participantes por meio das oficinas.
“É a primeira edição do evento e ele já vem grande, agregando conhecimento com músicos de outras localidades, promovendo um intercâmbio com outras áreas e outros instrumentos, uma internacionalização do conhecimento com músicos da Europa. Estou muito feliz com essa articulação internacional”, comemora.