Estudantes são destaque no edital Startup Nordeste com projetos inovadores
Iniciativas oferecem soluções sustentáveis e monitoramento de CO₂, surgiram em sala de aula e serão impulsionadas com apoio do Sebrae
- Atualizado em 04/04/2025 21h42

Dois projetos de alunos da Universidade Federal de Alagoas do Campus Arapiraca foram aprovados em todas as etapas do edital Startup Nordeste, promovido pelo Sebrae, e vão receber bolsa de sócio empreender para dar continuidade às ideias. As equipes da Biocane e da CabonX receberam mentorias de especialistas e agora terão o apoio financeiro para alavancar seus negócios.
“O Startup Nordeste nos proporcionou uma oportunidade única de validar nossa solução, conectar-nos com outros empreendedores e receber mentorias valiosas para estruturar melhor o negócio. Estamos animados para continuar desenvolvendo nossa tecnologia de produção de biochar a partir do bagaço da cana-de-açúcar, contribuindo para a sustentabilidade, a melhoria do solo e a captura de CO₂”, comentou o estudante do curso de licenciatura em Química, Bruno dos Santos.
Bruno e as colegas de curso Mayra Rafaella e Maria Vitória, além de Danielle Jesuíno, da graduação em Agronomia, submeteram o projeto intitulado Biocane Mitigation Ventures (BCMV), que busca soluções sustentáveis para a gestão de resíduos.
Já o projeto CarbonX, dos estudantes Ramon Verissimo e Taynah Alves, também da licenciatura em Química, vai receber o fomento do edital do Sebrae para alavancar a iniciativa que oferece soluções inovadoras para o monitoramento de CO₂ em indústrias. Com um modelo baseado em assinatura, a startup disponibiliza sensores inteligentes e relatórios detalhados, ajudando negócios a garantir a segurança dos trabalhadores, otimizar processos e atender às normas regulatórias.
O Programa StartupNE foi criado com o objetivo de desenvolver e fortalecer pequenos negócios inovadores do Nordeste. Nas primeiras etapas as equipes receberam capacitações e mentoria até que os 40 melhores projetos de Alagoas foram selecionados para a fase de aceleração, com bolsa Sócio Empreendedor no valor de R$ 6,5 mil, durante seis meses.
Ideias nasceram em sala de aula
Os alunos do Campus Arapiraca fazem parte do Programa e Educação Tutorial PET-Química e foram incentivados a participar do edital pelo professor Sérgio Vechi. Ele conta que durante a disciplina Físico-Química 1, no ano passado, propôs um desafio para a turma desenvolver soluções para a captura e utilização de CO₂, partindo da análise de cenários climáticos futuros do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Para a atividade avaliativa, os alunos precisaram elaborar mapas mentais e protótipos no Miro; gerenciar tempo e tarefas; desenvolver habilidades como criatividade, pensamento crítico e colaboração; e, por fim, apresentaram pitches [ideias de negócio, produtos ou oportunidades de negócio] avaliados por sua praticabilidade, viabilidade e desejabilidade, com foco na sustentabilidade e no impacto ambiental.
O término da atividade coincidiu com o lançamento do edital StartupNE e o professor Sergio incentivou os grupos a submeterem suas ideias. Orgulhoso do resultado, o docente destaca: “O mérito é inteiramente dos estudantes, que abraçaram o desafio e demonstraram enorme capacidade. Para mim, esse resultado valida a metodologia: com o estímulo e as ferramentas certas, nossos alunos podem se tornar protagonistas na busca por soluções de impacto social”.