Estudantes são destaque no edital Startup Nordeste com projetos inovadores

Iniciativas oferecem soluções sustentáveis e monitoramento de CO₂, surgiram em sala de aula e serão impulsionadas com apoio do Sebrae

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em 04/04/2025 21h42
As equipes da Biocane e da CabonX vão receber apoio financeiro para tocar os projetos vencedores
As equipes da Biocane e da CabonX vão receber apoio financeiro para tocar os projetos vencedores

Dois projetos de alunos da Universidade Federal de Alagoas do Campus Arapiraca foram aprovados em todas as etapas do edital Startup Nordeste, promovido pelo Sebrae, e vão receber bolsa de sócio empreender para dar continuidade às ideias. As equipes da Biocane e da CabonX receberam mentorias de especialistas e agora terão o apoio financeiro para alavancar seus negócios.

“O Startup Nordeste nos proporcionou uma oportunidade única de validar nossa solução, conectar-nos com outros empreendedores e receber mentorias valiosas para estruturar melhor o negócio. Estamos animados para continuar desenvolvendo nossa tecnologia de produção de biochar a partir do bagaço da cana-de-açúcar, contribuindo para a sustentabilidade, a melhoria do solo e a captura de CO₂”, comentou o estudante do curso de licenciatura em Química, Bruno dos Santos.

Bruno e as colegas de curso Mayra Rafaella e Maria Vitória, além de Danielle Jesuíno, da graduação em Agronomia, submeteram o projeto intitulado Biocane Mitigation Ventures (BCMV), que busca soluções sustentáveis para a gestão de resíduos.

Já o projeto CarbonX, dos estudantes Ramon Verissimo e Taynah Alves, também da licenciatura em Química, vai receber o fomento do edital do Sebrae para alavancar a iniciativa que oferece soluções inovadoras para o monitoramento de CO₂ em indústrias. Com um modelo baseado em assinatura, a startup disponibiliza sensores inteligentes e relatórios detalhados, ajudando negócios a garantir a segurança dos trabalhadores, otimizar processos e atender às normas regulatórias.

O Programa StartupNE foi criado com o objetivo de desenvolver e fortalecer pequenos negócios inovadores do Nordeste. Nas primeiras etapas as equipes receberam capacitações e mentoria até que os 40 melhores projetos de Alagoas foram selecionados para a fase de aceleração, com bolsa Sócio Empreendedor no valor de R$ 6,5 mil, durante seis meses.

Ideias nasceram em sala de aula

Os alunos do Campus Arapiraca fazem parte do Programa e Educação Tutorial PET-Química e foram incentivados a participar do edital pelo professor Sérgio Vechi. Ele conta que durante a disciplina Físico-Química 1, no ano passado, propôs um desafio para a turma desenvolver soluções para a captura e utilização de CO₂, partindo da análise de cenários climáticos futuros do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Para a atividade avaliativa, os alunos precisaram elaborar mapas mentais e protótipos no Miro; gerenciar tempo e tarefas; desenvolver habilidades como criatividade, pensamento crítico e colaboração; e, por fim, apresentaram pitches [ideias de negócio, produtos ou oportunidades de negócio] avaliados por sua praticabilidade, viabilidade e desejabilidade, com foco na sustentabilidade e no impacto ambiental.

O término da atividade coincidiu com o lançamento do edital StartupNE e o professor Sergio incentivou os grupos a submeterem suas ideias. Orgulhoso do resultado, o docente destaca: “O mérito é inteiramente dos estudantes, que abraçaram o desafio e demonstraram enorme capacidade. Para mim, esse resultado valida a metodologia: com o estímulo e as ferramentas certas, nossos alunos podem se tornar protagonistas na busca por soluções de impacto social”.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.