Pós-graduação do Campus Arapiraca lança livros sobre ensino e formação docente

Obras estão disponíveis em formato digital e oferecem reflexões para educadores e pesquisadores da área

Por Ascom Ufal
- Atualizado em 09/04/2025 18h28
Autores do livro sobre a construção do ser docente
Autores do livro sobre a construção do ser docente

O Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP), vinculado ao Campus Arapiraca da Ufal, promoveu, no último dia 4 de abril, o lançamento dos livros A construção do ser docente: narrativas autobiográficas e Pluralidades sobre Ensino e Formação de Professores, ambos disponíveis em formato digital.

A obra reúne relatos autobiográficos de discentes e docentes. As narrativas exploram histórias de vida, reflexões teóricas e experiências familiares, escolares e afetivas que moldaram a identidade docente dos participantes.

O primeiro livro foi organizado pelas professoras Jacqueline Praxedes de Almeida e Cirlene Jeane Santos e Santos, docentes permanentes do Programa e vinculadas ao curso de licenciatura em Geografia do Campus A.C. Simões, em Maceió. A publicação foi pela Editora Pedro e João.

O evento de lançamento contou com a participação de estudantes, coordenadores do curso, professores Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque e Wilmo Ernesto Francisco Junior, e demais convidados.

As professoras organizadoras, que também contribuíram com suas trajetórias —da educação básica ao ensino superior—, enfatizaram o valor da obra para a formação inicial e continuada de professores, destacando seu potencial inspirador ao conectar vivências individuais a processos coletivos de construção docente, atravessadas por diferentes percepções e vivências, escritas em distintos espaços e tempos.

Também estiveram presentes os autores Erisson Fonseca, Sinesia Correia da Silva e Lívia Thaysa Santos Gama, que compuseram a mesa de lançamento, mediada pela professora Jacqueline Praxedes.

Momentos de partilha

O lançamento do livro também foi marcado por momentos de partilha. Os autores compartilharam depoimentos emocionados sobre a experiência de escrever. Sinesia Correia da Silva ressaltou o significado simbólico do momento e definiu-o como um marco em sua história de vida, por superar adversidades e materializar, por meio da escrita, novos caminhos para quem acredita no poder transformador da educação.

Luiz Alan Silva descreveu o método autobiográfico como profundamente enriquecedor por permitir rememorar momentos-chave de sua formação. André Camilo destacou o caráter revolucionário dos desafios: “Ao revisitar minha trajetória, percebi que os obstáculos nos moldam e nos transformam. A autobiografia me levou a refletir sobre minha identidade pessoal e profissional”, disse.

Júlia Hosana classificou o processo como desafiador e prazeroso, por resgatar elementos que influenciaram sua vocação. Yzaac Francisco celebrou a oportunidade de se reconhecer na própria formação docente; enquanto Taline Mayana Bezerra definiu a publicação como uma realização pessoal e profissional, marcada pela gratidão às experiências formativas.

Lívia Thaysa enfatizou o caráter inspirador da obra: “Ela desperta a certeza de que é possível realizar sonhos, superar desafios e transformar histórias”. Luana da Silva reforçou a ideia de esforço coletivo: “Este livro é a concretização de um marco especial em nossa trajetória”.

Como ter acesso

Financiada pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a obra está disponível gratuitamente em formato digital no site da Editora Pedro e João.

Para ampliar o acesso, exemplares físicos foram doados à Biblioteca Central da Ufal e estão disponíveis para empréstimo nas bibliotecas dos campi em Maceió e Arapiraca, garantindo um maior alcance para estudantes, pesquisadores e interessados.

O evento também marcou o lançamento do livro Pluralidades sobre Ensino e Formação de Professores, organizado pelos docentes Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque, Welington Francisco e Adelmo Fernandes de Araújo, disponível em formato e-book.

As obras reforçam o compromisso do PPGEFOP com a produção de conhecimento sobre ensino e formação docente, oferecendo reflexões teóricas e vivências práticas para educadores e pesquisadores da área.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.