Projeto Barbatimed de membrana biodegradável recebe três prêmios nacionais
Trabalho desenvolvido por alunos da educação básica recebeu suporte do Laboratório de Mentoria da Ufal e se destacou na Febrace 2025
- Atualizado em 11/04/2025 12h10

Um trabalho já premiado na Ufal se abriu para o Brasil e conquistou mais reconhecimento. A equipe campeã do Concurso de Ideias e Pesquisas Inovadoras do Programa Sinpete-Ufal foi indicada para representar Alagoas na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada no último mês de março, na Universidade de São Paulo (USP) e voltou com três prêmios para o Estado.
O projeto Barbatimed ganhou o Prêmio Destaque da Federação, o 2º lugar na categoria ciências Biológicas e o Prêmio Internacional Ricoh de Desenvolvimento Sustentável (RSDA). A equipe formada por alunos da Escola Estadual Professor Rosalvo Lôbo, coordenada pela professora Tatiane Lima, propõe a criação de uma membrana biodegradável à base de casca de mandioca, incorporada com extrato de barbatimão, para aplicação como cicatrizante em feridas.
Depois de vencer o concurso da Ufal, durante a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), o projeto passou a fazer parte do Laboratório de Mentoria (Labment), proporcionado pelo Programa Sinpete, com a professora Jadriane de Almeida Xavier, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal, onde teve a oportunidade de aprimorar as ideias.
“A mentoria é um processo de aprendizagem mútua, que exige dedicação e comprometimento de ambas as partes. É gratificante saber que a educação básica pode contar com professores como Tatiane, que, mesmo diante de uma carga horária intensa, se dedica com paixão ao desenvolvimento de projetos de pesquisa com seus alunos”, destacou a mentora Jadriane, e reforçou: “A educação científica tem o poder de transformar vidas, contribuir com esse processo, abrindo as portas do laboratório e oferecendo orientação, é algo muito significativo para mim, especialmente por já ter sido professora da educação básica e conhecer de perto as carências do nosso Estado”.
Os estudantes da equipe Barbatimed realizaram ensaios no Laboratório de Eletroquímica e Estresse Oxidativo do IQB, comprovando a liberação de bioativos e a capacidade de intumescimento da membrana biodegradável. Foi por meio do apoio, da orientação e do suporte da Ufal que a equipe pode participar da Febrace e trazer as premiações.
Labment para fortalecer a ciência
Todas as equipes premiadas no Concurso de Ideias Inovadoras do Sinpete 2024 estão participando de um ciclo de mentorias individualizadas, com duração de três meses, com os seus respectivos mentores. A ideia é amadurecer os projetos e desenvolver textos científicos para compor a Coleção Sinpete 2025 - Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável.
“O Laboratório de Mentoria desempenha um papel crucial no desenvolvimento de projetos científicos escolares ao oferecer orientação, recursos e expertise para estudantes da Educação Básica. Na Ufal, eles aprendem logo cedo a serem protagonistas de suas pesquisas nascidas na escola. Além disso, aprendem a escrever textos científicos e figuram como autores de seus próprios livros”, destacou a coordenadora do Sinpete, Vera Pontes.
O lançamento da coleção será durante a 11ª Bienal do Livro de Alagoas, que ocorre de 31 de outubro a 9 de novembro. “Poder orientar estudantes da educação básica na produção científica e vê-los assinando uma publicação acadêmica é um marco que fortalece sua autoestima, amplia horizontes e mostra que a ciência também pertence a eles”, finalizou Jadriane.