ICBS reúne 27 defesas de TCCs e integra ensino, pesquisa e extensão
Bioviva! 2024.2 contou com momentos inéditos e foi organizado por estudantes da ACE7
- Atualizado em 28/05/2025 18h01

A segunda edição do Seminário de Vivências Acadêmicas em Ciências Biológicas (Bioviva!) reuniu a comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para dar visibilidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas. De 5 e 9 de maio foram feitas defesas de 27 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos cursos de licenciatura e bacharelado.
Organizado por estudantes da Atividade Curricular de Extensão (ACE7) do curso de bacharelado, o Bioviva! 2024.2 teve a coordenação da professora Amanda Lys dos Santos Silva, também coordenadora do curso de licenciatura.“Fico muito feliz em ver um evento construído por estudantes com tanto compromisso e criatividade. O Bioviva! já se consolida como um espaço de celebração do nosso percurso acadêmico”, afirmou a docente.
As exposições do evento foram organizadas pela professora Leonora Tavares-Bastos, trazendo uma mostra rica das ações realizadas no Instituto. Esta edição também contou com dois momentos inéditos. O primeiro foi o 1º Encontro de Estágio Supervisionado do ICBS, coordenado pelos professores Giana Raquel Rosa e Aleilson Rodrigues, do Setor de Ensino de Ciências e Biologia.
O encontro promoveu três mesas-redondas, com a participação de representantes de instituições concedentes de estágio e estudantes do curso. As alunas Thaisa da Silva Cavalcante e Letícia Beatriz Cavalcante Melo, do bacharelado, compartilharam suas experiências no Instituto do Meio Ambiente (IMA) e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), respectivamente.
O segundo momento inovador foi o Biogames, realizado no último dia do evento. Com atividades lúdicas no pátio central do ICBS, o objetivo foi promover integração e descontração entre os participantes. A iniciativa foi organizada pelos professores Aleilson Rodrigues e Marcos Vital.
O cumprimento dessas etapas ainda dentro do semestre letivo atende à Resolução nº 114/2023. Após as apresentações, os estudantes seguem com as alterações nos trabalhos, conforme orientações das bancas. Em seguida, devem solicitar a ficha catalográfica na Biblioteca Central e depositar a versão final no repositório institucional.
