Ufal sedia Jornada Filosófica: "A eternidade tem futuro?"
Pesquisadores da Ufal e convidados de outras instituições abordarão o tema sob diversos ângulos
- Atualizado em 04/07/2025 19h28

No próximo dia 15 de julho, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sedia a jornada filosófica A eternidade tem futuro?, um evento que convida a comunidade acadêmica e o público interessado a refletir sobre um dos temas mais instigantes da tradição filosófica ocidental. A atividade vai ser realizada no auditório do curso de Filosofia, no campus A. C. Simões, em Maceió, com programação ao longo de todo o dia.
Segundo os organizadores da Jornada, a pergunta que dá título ao evento pode ser interpretada de duas formas complementares: de um lado, questiona-se se o conceito de eternidade, presente em pensadores como Agostinho, Tomás de Aquino e Leibniz, que ainda mobiliza a criação conceitual nos dias atuais, e quais seriam as implicações políticas e religiosas desse retorno; de outro, discute-se se o futuro já estaria contido na eternidade, colocando em xeque a noção de liberdade humana e divina diante de um tempo imutável.
Pesquisadores da Ufal e convidados de outras instituições abordarão o tema sob diversos ângulos, da teologia à lógica, da metafísica à política, ao longo de cinco sessões temáticas. As atividades terão início às 10h com a mesa Eternidade, uma questão, que contará com as exposições do professor Fernando Monegalha; seguido do tema Do desejo de eternidade, com o professor Rodrigo Barros Gewehr, ambos da Ufal.
No turno da tarde, das 13h às 15h, será discutido o tema Eternidade e o problema das utilidades infinitas na aposta de Pascal. Nesta sessão, o professor André Neiva (Ufal) abordará as implicações do infinito no raciocínio pascaliano, seguido pelo professor Sacha Kontic (Ufal), que tratará da visão em Deus das ideias-arquétipo em Malebranche.
A terceira mesa do dia acontece das 15h30 às 17h30, com o título Eternidade de vida ou eternidade de morte?, reunindo os professores Fábio Luciano Silvério e Marco Antonio Silva Filho, ambos da rede estadual de ensino. As falas abordarão, respectivamente, as tensões entre os sentidos atribuídos à eternidade e a possibilidade de se pensar “um futuro para a eternidade”.
A programação da noite começa às 18h30 com a conferência Provisória eternidade, ministrada pelo professor Marcelo Coutinho, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em seguida, às 20h, o professor Romero Venâncio, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), encerra o evento com a palestra Tradicionalismo & Catolicismo: uma leitura crítico-filosófica.
Com temas que atravessam a filosofia clássica, a teologia, a política e a metafísica, a jornada propõe uma reflexão profunda sobre os sentidos e as possibilidades do conceito de eternidade na contemporaneidade. A participação é gratuita e aberta à comunidade.