Chamada pública da Rádio Ufal para seleção de novos podcasts é estendida
Prorrogação oferece nova oportunidade para quem ainda não finalizou os episódios e materiais de divulgação.
- Atualizado em 23/07/2025 20h45

A semana começou com uma ótima notícia para quem ainda não conseguiu finalizar seu podcast: a chamada pública da Rádio Ufal foi prorrogada até o dia 31 de julho. O novo prazo garante mais tempo para organizar episódios e materiais de divulgação.
Então, se você tem um podcast engavetado, seja fruto de um TCC, projeto acadêmico ou uma ideia que merece ser compartilhada, essa é a hora de dar vida à sua produção e fazer parte da programação da Rádio Ufal, alcançando novos públicos dentro e fora da universidade.
Os programas selecionados serão veiculados nos canais oficiais da Rádio Ufal - web rádio, site e redes sociais - por um período de seis meses, podendo ser prorrogados por mais um período. As produções podem abordar qualquer tema, desde que estejam alinhadas às áreas de cultura, música, ciência, informação e entretenimento, sempre respeitando os princípios institucionais da Ufal.
Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, desde que tenham coordenação de docentes ou servidores técnicos da Ufal, além de grupos vinculados a projetos de pesquisa e extensão. Cada pessoa ou grupo pode inscrever apenas um projeto, que pode ser inédito ou já ter sido veiculado, desde que o conteúdo seja autoral ou tenha autorização para exibição.
Para se inscrever, é necessário preencher este formulário on-line e enviar quatro episódios prontos, com duração entre 10 e 15 minutos, em formato MP3. Além dos episódios, os selecionados também devem produzir materiais de divulgação, como spots sonoros e artes digitais para circulação nos canais da Rádio e da Ufal.
A seleção será feita por uma comissão técnica que vai avaliar critérios como relevância da proposta, qualidade do conteúdo, criatividade, formato e adequação ao perfil da Rádio Ufal. Ficam de fora conteúdos de caráter religioso, político-partidário, que incitem preconceito, violência ou qualquer tipo de discurso de ódio.
Para Simoneide Araújo, coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal, o edital representa uma oportunidade importante de fortalecer a produção de conteúdo dentro da Universidade. “Queremos que a rádio seja cada vez mais um espaço para dar visibilidade às produções acadêmicas, aos projetos, pesquisas e iniciativas que acontecem na Ufal. Estamos caminhando para uma nova fase, com uma programação mais diversa, colaborativa e conectada com a comunidade”, afirmou.
Cronograma da Seleção
-
21/7/2025 a 31/7/2025: Submissão das propostas
-
31/7/2025: Divulgação da comissão julgadora
-
5/8/2025: Divulgação do resultado preliminar
-
5/8/2025 a 9/8/2025: Prazo recursal (após resultado preliminar), exclusivamente por e-mail: relacoespublicas@ascom.ufal.br
-
11/08/2025: Divulgação do resultado final
-
18/8/2025: Início da temporada
Acesse aqui a chamada pública e saiba mais informações sobre a seleção!
Sobre a Rádio Ufal
A Rádio Web Ufal entrou no ar com programação 24 horas a partir de 19 de julho de 2018, durante a 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC). Antes disso, foi realizada uma experiência temporária, durante a Bienal Internacional do Livro de Maceió, em setembro de 2017.
A proposta da rádio é ser mais um veículo da Assessoria de Comunicação (Ascom) para divulgar as ações da Universidade. Na programação, os ouvintes têm acesso a entrevistas, boletins e flashes informativos com detalhes sobre eventos, pesquisas e ações acadêmicas, e muita música.
Os ouvintes também podem participar da programação, enviando áudios, sugestões de músicas, temas e entrevistas pelo Whatsapp (82) 9 9910-6155. A Rádio Ufal está no ar pelo site da Universidade, no aplicativo Rádios.net e também nas plataformas de streaming, como Spotify e Deezer.
Pelo fato de ser um veículo público, com fins educativos e informativos, os podcasts estão disponíveis para reprodução em outras emissoras e plataformas digitais, desde que sejam informados os créditos da produção.
Ouça e compartilhe!
Ficha técnica:
Operador de áudio: Helder Melo
Diretor técnico: Edilberto Sandes
Locutora e apresentadora: Lenilda Luna
Estagiária de Jornalismo: Cecília Calado
