Curso de Design promove evento que fomenta cultura e mercado de jogos digitais
Evento será nesta segunda-feira (21) e tem programação voltada à capacitação e à valorização da cultura local de desenvolvimento de jogos
- Atualizado em 18/07/2025 13h59

O curso de Design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) convida os amantes de tecnologia para o evento AlaGames: palestras, criações e jogos alagoanos. A iniciativa, promovida pelo Laboratório de Experimentação em Design (LED), acontece na segunda-feira (21), a partir das 8h30, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus A. C. Simões, em Maceió.
O evento é aberto ao público e estudantes dos cursos de graduação da Ufal receberão certificado de participação via Sigaa. Os interessados poderão se inscrever no próprio dia do evento, sujeito à lotação do espaço. A programação completa e mais detalhes estão disponíveis nas redes sociais oficiais do LED. Para acessar, basta clicar aqui.
O evento surge a partir de dados levantados na Pesquisa em Jogos, aplicada em 2025 como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso, que identificou o elevado interesse de estudantes de Design e Ciência da Computação por temas como narrativa, mecânicas e visual de jogos, além de apontar uma falta de conhecimento do público referente ao mercado de jogos alagoanos.
A proposta é contribuir para a qualificação técnica e criativa de estudantes, promovendo a troca de experiências com profissionais atuantes. Em parceria com o Coletivo Deja (Desenvolvimento de Jogos de Alagoas), serão apresentados jogos desenvolvidos com apoio de editais como Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Para a professora e coordenadora do projeto, Layane Araújo, o evento pode ser uma porta de entrada para que os alunos se aprofundem nos conhecimentos da área.
“Hoje, há um crescimento muito grande no mercado de jogos no Brasil e em Alagoas. Diante disso, é fundamental fomentar essa cultura local de desenvolvimento de jogos. Muitas pessoas têm interesse na área, e desde a pandemia isso cresceu bastante. É um evento de conexão, para mostrar que aqui em Alagoas também se fazem jogos, que nossos projetos são premiados e contemplados por editais. Esse é o propósito do projeto”, afirma a professora.
A programação conta com mesas-redondas, palestras e apresentações de painéis e projetos, trazendo o protagonismo de quem já atua profissionalmente na área. A professora acredita que será uma oportunidade de mostrar aos estudantes e à comunidade que a gamificação pode ser usada para além do entretenimento, também como ferramenta de aprendizagem.
“O intuito do projeto e do evento é promover a troca de experiências entre quem está começando, quem já está no mercado e quem quer usar jogos na educação. Vamos trazer pessoas de fora da universidade para mostrar esse outro olhar, o do mercado atual”, conclui Layane.