Estudantes da Ufal estão entre os premiados do Desafio de Inovação Aberta
Discentes do Campus Arapiraca e do Campus do Sertão conquistaram a segunda colocação nos dois desafios do evento

O primeiro Desafio de Inovação Aberta realizado no Sertão de Alagoas terminou no domingo (20), consagrando quatro equipes vencedoras do Hackathon da Super Connect. Ao todo, 14 equipes concluíram a maratona de 46 horas com soluções para problemas reais enfrentados pela empresa Super Connect, que sediou o evento em sua unidade no município de Olho d’Água das Flores.
A iniciativa integra o Circuito Alagoano de Inovação (Cadi), promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Sect) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com execução do Laboratório de Inovação Inclusiva (Liinc) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Após as apresentações dos projetos em formato de pitch, avaliados por uma banca técnica, foram anunciadas as seguintes equipes premiadas:
No desafio um, que tratou da gestão de inadimplência, a equipe vencedora foi a formada por Samila Alves Ribeiro, Gabriel Melo dos Santos, Luiz Guilherme Monteiro Silva, Kayo Alves Martins e Pedro Paulo Bonomo de Melo, todos cursando o ensino médio em Olho d’Água das Flores. Já o segundo lugar ficou com a equipe formada por Artur Barbosa Silva, Caio Vitor Menezes dos Santos, Adryan Victor Oliveira Gomes e Henrique Morais dos Santos, os dois primeiros estão no ensino médio e os dois últimos são da Ufal de Arapiraca.
No desafio 2, que foi sobre a recuperação de equipamentos, o primeiro lugar ficou com Mirela Rayssa Pereira, Ellis Regina Santos Tavares, Geydson Almeida de Souza, Laura Oliveira da Silva Sales e Manuela da Silva Tavares, todas cursando o ensino médio no Ifal Benedito Bentes, Maceió. O segundo ficou com Layzza Vanessa da Silva, Isabel Conceição dos Santos Goes, José Jeferson Teles Fabiano e Leonardo Barros Gomes, todos estudantes da Ufal de Delmiro Gouveia.
Desafios
Durante todo o fim de semana, as equipes trabalharam para propor soluções para dois desafios: ‘Como tornar mais eficiente a gestão de inadimplência e recuperação de clientes que ‘somem’ após contratar o serviço?’; e ‘Como garantir a devolução de equipamentos em comodato após o cancelamento do serviço, mesmo quando o cliente não colabora?’. Das 14 equipes que entregaram soluções no período estipulado, oito escolheram o primeiro desafio e seis o segundo.
Os primeiros lugares receberam R$ 2 mil, e os segundos colocados foram premiados com R$ 1 mil, além de troféus e certificados. Para o CEO da Super Connect, Alberto Barreto, a experiência foi surpreendente. “Estamos aqui desde sexta, com as portas abertas, trocando experiências e aprendendo bastante com o grupo que está participando. O resultado foi melhor do que o esperado", conta ele.
A maratona também reforçou o compromisso da academia e dos setores público e privado em fomentar a inovação também no interior de Alagoas. "Mais uma entrega do Cadi feita com sucesso. Este é apenas o começo de uma nova era para a inovação no Sertão", celebra Hérmani Magalhães, coordenador do Liinc.