Estudantes do Pibid do Iefe têm trabalhos aprovados em congressos

Eles serão apresentados no Congresso Brasileiro e no Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Por Lenilda Luna - jornalista
- Atualizado em
Equipe que vai apresentar os trabalhoa nos dois congressos
Equipe que vai apresentar os trabalhoa nos dois congressos

O Núcleo de Educação Física (Maceió) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), comemora uma importante conquista acadêmica: a aprovação de três trabalhos científicos no 24º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace 2025) e no 11º Congresso Internacional de Ciências do Esporte (Conice). Os eventos, promovidos pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), acontecem de 9 a 12 de novembro, em São Paulo (SP), com o tema central: “Caminhos do sul global, resistências ao neoliberalismo e ao risco de um ‘holocausto’ urbano: desafios para a Educação Física e as Ciências do Esporte.”

Coordenado pela professora Soraya Dayanna Guimarães Santos, do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal, o núcleo contará com a participação ativa de estudantes e professores na programação científica dos congressos. Dois dos trabalhos aprovados foram desenvolvidos por oito bolsistas de Iniciação à Docência: Danilo Magalhães de Freitas, Welbert Kayky Lopes da Silva, Karine Emilly de Oliveira Rodrigues, Gilvan Ferreira da Silva, Luana Santos de Almeida, Izabela Valéria Alves da Silva, Jackiele Nascimento da Silva e Claudemir José de Mendonça Júnior, com a parceria do supervisor dos projetos, José Ricardo Lopes Ferreira, professor da Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti.

O terceiro trabalho foi elaborado pelos três supervisores do núcleo: José Ricardo Lopes Ferreira, Alysson Matias Lopes de Lima e Laura Leal Pitanga, em coautoria com a professora Soraya Guimarães. Ela destaca a importância da participação dos bolsistas nos congressos. "A inserção dos nossos estudantes em espaços de produção científica fortalece a formação docente inicial, promove o acesso a conhecimentos atualizados e estimula o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a prática acadêmica e profissional. Além disso, reafirma o compromisso do Pibid com a qualidade da educação básica e com a valorização da pesquisa e da extensão universitária."

Duas das bolsistas que apresentarão trabalhos no congresso compartilharam suas expectativas sobre essa vivência. "Participar do Congresso Brasileiro e Internacional de Ciências do Esporte é uma experiência incrível. Mais do que apresentar um trabalho, é uma oportunidade de levar o nome do Pibid e da nossa universidade para outros espaços de produção de conhecimento. Isso mostra que a universidade pública faz ciência e nos permite viver experiências além da sala de aula. Minhas expectativas são de aprender com outras pesquisas, trocar saberes com pessoas de diferentes contextos e fortalecer minha formação como futura educadora. Estar neste congresso é também um ato de resistência e afirmação do nosso compromisso com uma educação pública, crítica e transformadora", declarou Izabela Valéria Alves da Silva.

A estudante Karine Emilly de Oliveira Rodrigues também reforça a importância desta experiência. "Apresentar um artigo no Conbrace é, para mim, mais do que uma meta acadêmica, é a realização de um percurso construído com dedicação, aprendizado e paixão pela educação. A oportunidade de estar neste evento, que é referência nacional no campo das ciências do esporte, representa um marco na minha formação como licencianda, onde terei a honra de apresentar um artigo fruto de muito estudo, dedicação e vivência prática. Representar a Universidade Federal de Alagoas nesse evento de tamanha relevância nacional é, para mim, motivo de grande orgulho e gratidão”, finalizou.