Evento conecta comunidade universitária e profissionais do setor de jogos
Alagames ocorreu na última segunda-feira (21) e promoveu palestras, projetos e debates sobre desenvolvimento de jogos em Alagoas
- Atualizado em 28/07/2025 13h41

Com uma programação voltada para o universo da criação de games, o Alagames teve sua primeira edição realizada na última segunda-feira (21), no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus A.C. Simões, em Maceió.
Realizado pelo curso de Design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Laboratório de Experimentação em Design (LED) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), em parceria com integrantes do Coletivo de Desenvolvimento de Jogos de Alagoas (Deja), o evento reuniu estudantes, professores e profissionais para discutir o cenário local de desenvolvimento de jogos.
A programação contou com bate-papos, apresentações de projetos e palestras temáticas, buscando abrir espaço para o diálogo entre diferentes áreas envolvidas na criação de jogos, como design, computação, narrativa e arte visual.
Durante a ação, temas como o panorama do mercado de jogos em Alagoas, storytelling, e apresentação de games produzidos no estado foram abordados. Para Thiago Cortez, integrante do Deja e palestrante do evento, esse tipo de iniciativa é essencial para aproximar estudantes e profissionais.
“Esse encontro ajuda a desmistificar o processo de criação de jogos. Muita gente acompanha de fora, sem saber por onde começar. Aqui, eles puderam ouvir quem está na área, conhecer projetos locais e perceber que é possível fazer parte desse ecossistema”, afirmou.
Além de profissionais experientes, o público que participou foi composto por estudantes que, mesmo no início da graduação, já demonstravam interesse na área. É o caso de Arthur Adler, aluno do segundo período do curso de Design, que conta ser um grande entusiasta do mundo dos games e que, agora, descobriu uma nova versão do segmento.
“Sempre gostei muito de videogames, mas não tinha noção de como o mercado funcionava no Brasil. Descobrir que existem projetos locais sendo desenvolvidos, que há incentivo e que o mercado está crescendo foi muito importante para mim. Passei a enxergar o desenvolvimento de jogos como uma possibilidade real”, comentou o estudante.
Luan de Castro, também do segundo período de Design, destacou o valor da experiência. “Mesmo que eu não siga diretamente para essa área, tudo o que aprendi aqui se conecta com a prática do design e com a criatividade de forma geral. Conhecer as etapas de desenvolvimento e a realidade do processo é essencial para quem quer trabalhar com criação”, disse.
A professora Layane Araujo, docente da Ufal e coordenadora do projeto, acredita que o evento cumpriu seu papel de fomentar o engajamento e dar visibilidade à produção local. “Foi um ponto de partida. A receptividade dos estudantes mostra que há demanda por esse tipo de iniciativa. Queremos continuar, ampliar as temáticas, convidar mais participantes e fortalecer ainda mais essa comunidade”, concluiu.