Mestrado em Comunicação inicia atividades com palestras e recepção
Aula inaugural reuniu comunidade acadêmica e marcou uma nova fase nos estudos na área da comunicação em Alagoas
- Atualizado em
As atividades do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram iniciadas na última terça-feira (22), marcando um momento simbólico para a Universidade e para essa área de estudo no estado.
Durante a solenidade de abertura, o coordenador Vitor Braga destacou a importância da ocasião, classificando o início do programa como um verdadeiro marco para a Ufal. Ele também agradeceu todo o apoio recebido ao longo do processo, ressaltando o esforço coletivo.
A professora Sandra Nunes, do curso de Relações Públicas, também integrou a mesa e comentou sobre a relevância do início das atividades do curso. “Esse momento é muito importante. Em momentos como esse que a gente vive, marcado pela centralidade da desinformação, tratar da formação em comunicação neste nível é fundamental”, afirmou.
A ocasião contou com a aula magna do professor Thiago Falcão, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o tema ‘Do neoliberalismo às bets: a gramática financeira da cultura digital’. A mediação da aula ficou sob responsabilidade do professor Marcelo Robalinho, docente do PPGCOM/Ufal. Na parte final da atividade, foi aberto espaço para perguntas do público, o que permitiu um debate entre os participantes.
Entusiasmo dos discentes
O evento também foi marcado pelo entusiasmo dos novos mestrandos. Para muitos, o início das atividades representa a realização de um sonho e a oportunidade para aprofundar sua formação. Entre os ingressantes está a jornalista e apresentadora da TV Pajuçara, Maísa Carla, que retornou à Universidade após uma década. “É uma honra imensa estar presente nessa primeira turma e fazer parte dessa história. Era um sonho e eu acredito que não só meu, mas de muitos profissionais e egressos. Acredito profundamente que a educação e o conhecimento abrem portas e transformam vidas”, destacou.
Ela ainda relembrou seu vínculo com a Ufal e comemorou o retorno à vida acadêmica. “Entrei aqui em 2015.1 e agora, em 2025, estou de volta. A Ufal é meu lar, a minha casa. Estou retornando com muita felicidade, com muita honra e com muita alegria mesmo.”
Além dos mestrandos, alunos da graduação também participaram do evento. Para Emanuelle Cristina, aluna do quarto período de Relações Públicas, o início do programa representa a quebra de barreiras e novas possibilidades: “Quando a gente vê um mestrado chegando na Ufal, a gente prefere dizer que está quebrando mais uma barreira. O curso está crescendo, a valorização está chegando, e é muito importante que os próprios alunos percebam o quanto essa área é ampla e está sendo reconhecida. A chegada do PPGCOM representa mais sonhos sendo construídos, mais oportunidades e crescimento não só para a Ufal, mas para o estado como um todo.”, declarou.
Para Edjelson, estudante do terceiro período de Relações Públicas, o evento simboliza um novo ciclo para a comunicação alagoana. “Estou muito feliz em fazer parte desse momento, que é crucial para a comunicação em Alagoas. O primeiro Programa de Pós-graduação em Comunicação da Ufal representa um marco importante também para o curso Comunicação Social”, afirmou. E ressaltou: “É inspirador estar presente em um evento com nomes de peso da área, como a professora Sandra, que tive o privilégio de ter em sala, e o secretário Wendel, que vem fazendo um excelente trabalho à frente da Secom [Secretaria de Comunicação]. Espero que o início desse programa seja o ponto de partida para grandes avanços na área”.
Para saber mais, acesse as redes sociais do programa https://www.instagram.com/ppgcomufal/ .