Primeira turma de mestrado em Comunicação realiza semana inaugural
Palestras e atividades formativas e culturais são para recepcionar os novos alunos
- Atualizado em 17/07/2025 19h29

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia oficialmente as atividades de sua primeira turma com uma semana inaugural que reúne solenidade, conferência, mesas de debate e oficinas temáticas.
Na próxima semana, de 22 a 25, discentes, docentes e convidados participam de uma programação construída para recepcionar os novos estudantes.
De acordo com o coordenador do programa, professor Vitor Braga, a semana inaugural representa um momento histórico para a universidade. “A primeira semana será dedicada à abertura do curso, com uma série de ações planejadas para marcar esse momento importante. Este é um programa novo, um curso de mestrado que representa uma conquista significativa para a área de comunicação em Alagoas, já que fazia tempo que a universidade não lançava um curso novo na área”, destacou.
A solenidade de abertura será na terça-feira (22), a partir das 18h30, no Auditório professora Vera Rocha, no Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), no Campus A. C. Simões, com a presença de autoridades da Universidade. Em seguida haverá a aula magna com o professor Thiago Falcão, coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o tema “Do Neoliberalismo às Bets: a gramática financeira da cultura digital”, com mediação do professor do curso de Jornalismo da Ufal, Marcelo Robalinho.
A mesa de encerramento será na sexta-feira (25), no mesmo local, com a professora Soraya Barreto, coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), intitulada “Comunicação, gênero e relações de poder no mundo do trabalho”, com mediação da professora do curso de Relações Públicas da Ufal, Emanuelle Rodrigues.
Expectativa da comunidade universitária
A semana inaugural também tem gerado grande expectativa entre novos mestrandos. Para alguns, trata-se de um retorno à vida acadêmica depois de anos de atuação profissional. É o caso de Leandro Souto. “A expectativa é muito grande. Voltar pra universidade quase 20 anos depois, vivenciar novamente o ambiente acadêmico, frequentar as aulas, fazer trabalhos, escrever uma dissertação dá até um frio na barriga. Mas é uma sensação muito boa. Já estou contando os minutos para começar”, afirmou.
Quando perguntado sobre a decisão de escolher o mestrado em Comunicação da Ufal, contou: “Na verdade, sempre tive vontade de seguir a área acadêmica, mas a vida foi tomando outros caminhos. Mesmo assim, fiz algumas especializações e até um mestrado fora do Brasil, mas em outras áreas. E agora surgiu a oportunidade de cursar um mestrado em comunicação e na Ufal, instituição na qual fiz minha graduação e pela qual tenho tanto carinho. Tenho certeza de que será uma experiência incrível. O nível acadêmico dos professores, a organização da seleção e a concorrência acirrada já indicam a qualidade do programa”, concluiu.
O coordenador Vitor Braga expressou otimismo com a chegada da nova turma e destacou os esforços da equipe para oferecer uma experiência de qualidade aos discentes. Segundo ele, “eu sei que é um desafio enorme e a gente tem trabalhado bastante para garantir o melhor ambiente possível para recepcionar os alunos aprovados na seleção do mestrado”, ressaltou.
O programa também planeja abrir novas turmas e está atento à demanda por bolsas, reafirmando o compromisso de garantir o melhor espaço e de excelência na área da Comunicação.
Programação da semana inaugural do PPGCOM
-
Terça-feira (22):
17h30 – Auditório Vera Rocha (ICF)
Cerimônia de Abertura do PPGCOM
19h – Auditório Vera Rocha (ICF)
Aula magna: “Do Neoliberalismo às Bets: a gramática financeira da cultura digital”
Palestrante: Thiago Falcão (UFPB)
-
Quarta-feira (23):
15h – Auditório do COS (Bloco A)
Oficina: Análise de Conteúdo suportada por software
Facilitador: Vitor Braga (Ufal)
15h – Auditório do COS (Bloco A)
Oficina: Pesquisa de campo em Comunicação
Facilitadora: Emanuelle Araújo (Ufal)
19h- Auditório Vera Rocha (ICF)
Mesa: “Comunicação Pública e Desinformação”
Palestrantes: Wendel Palhares (Secretário de Comunicação de Alagoas),
Priscila Muniz (Ufal) e Laura Pimenta (Ufal)
Mediação: Anderson Santos (Ufal)
-
Quinta-feira (24):
15h – Auditório Vera Rocha (ICF)
Fala da Coordenação - apresentação do programa, das linhas de pesquisa, dos docentes, grupos de pesquisa
17h – Auditório Vera Rocha (ICF)
Mesa: Pesquisas dos docentes da Linha 1 - Tecnologias da Comunicação e Transformações Sociais
18h – Auditório Vera Rocha (ICF)
Mesa: Pesquisas dos docentes da Linha 2 - Linguagens, Relações de Poder e Processos Comunicativos
-
Sexta-feira (25):
18h - Auditório Vera Rocha (ICF)
Mesa de encerramento: Comunicação, gênero e relações de poder no mundo do trabalho
Convidada: Soraya Barreto (UFPE)
