Aluno do Ceca é destaque nacional em evento de botânica no Piauí
Ele teve trabalhos selecionados nas categorias Conto Floral, Fotografia Botânica e Prancha Botânica
- Atualizado em
O estudante William Calixto, do curso de Agroecologia do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), está representando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no 75º Congresso Nacional de Botânica, que acontece até o próximo dia 16 de agosto em Parnaíba, Piauí. O discente obteve destaque em três categorias de um concurso floral em nível nacional, sendo o único alagoano selecionado em todas elas.
William, que ingressou no laboratório de Sistemática Vegetal no primeiro período da graduação, iniciou sua jornada na pesquisa por meio de um projeto de iniciação científica (Pibic) do CNPq, ciclo 2024. A pesquisa, orientada pela professora Ana Paula do Nascimento Prata Lins, conta com a colaboração do professor Ticiano Gomes do Nascimento.
O material botânico que resultou nas suas conquistas foi coletado durante expedições nas regiões serranas de Alagoas e está depositado no Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O estudante foi laureado nas seguintes categorias do concurso do Congresso: Conto Floral, entre os 20 melhores textos do país para compor um livro (e-book) de Poesia Botânica, publicado pela Sociedade Brasileira de Botânica; Fotografia Botânica, ficando entre os 10 melhores registros fotográficos do país, e que farão parte de uma exposição no evento; e ainda o destaque na categoria Prancha Botânica, onde William ficou entre 10 melhores pranchas botânicas no estilo Lankester em nível nacional, também com exposição garantida no congresso.
A prancha botânica, em particular, é fruto de um curso virtual internacional sobre o tema, ministrado em janeiro por Gustavo Miranda Montealegre. O estudante da Ufal foi selecionado ao lado de Jônatas Oliveira Costa, doutorando do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGA) e membro do mesmo laboratório.
Para conseguir participar do evento, William contou com a ajuda amigos, professores, parceiros de pesquisa de Alagoas e de outros estados, arrecadando recursos por meio de uma campanha. “Foi um sucesso, demonstrando a força e o apoio da comunidade acadêmica e de amigos para a realização de sonhos e a democratização da ciência”, lembrou William, em agradecimento.
A Ufal representada por William Calixto no 75º Congresso Nacional de Botânica evidencia a excelência da pesquisa conduzida na instituição e ainda é inspiração para outros alunos buscarem oportunidades e experiências enriquecedoras como essa.