Centro de Tecnologia celebra 70 anos de tradição e inovação

Evento comemorativo homenageou profissionais, destacando legado histórico e trajetória de excelência

Por Ryan Charles – estudante de jornalismo Fotos: Renner Boldrino
- Atualizado em
Centro de Tecnologia celebra 70 anos de tradição e inovação a serviço de Alagoas
Centro de Tecnologia celebra 70 anos de tradição e inovação a serviço de Alagoas

Em 2025, o curso de Engenharia Civil e a Escola de Engenharia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completaram 70 anos de existência. Com um legado inestimável para o setor no estado, o curso já formou mais de 2.500 engenheiros civis, obteve a quinta maior nota em avaliação entre mil graduações analisadas e, por três anos consecutivos, recebeu nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para celebrar as sete décadas de história, que antecedem, inclusive, a criação da própria Ufal, foi realizada uma tarde de homenagens aos nomes que ajudaram a construir essa trajetória. O evento ocorreu no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió

A cerimônia foi dividida entre relatos, entrega de certificados e troféus de agradecimento aos coordenadores, professores aposentados, técnicos, estudantes e servidores técnico-administrativos. Para o diretor do Centro de Tecnologia (Ctec), Vladimir Caramori, a celebração é uma forma de destacar o protagonismo construído em conjunto ao longo de 70 anos.  

“São pessoas que deram uma contribuição marcante de diversas formas, mas a homenagem é uma representação do todo. Jamais conseguiremos homenagear todas as pessoas que mereceriam receber essa placa, porque todos que por aqui passaram deram uma contribuição extremamente importante e marcante”, ressaltou. 

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, destacou a presença dos ingressantes do curso na construção do estado de Alagoas. “Quem quiser saber sobre a importância do curso de Engenharia da Ufal, vá a qualquer obra imponente, forte, aqui no estado de Alagoas, e você verá os nossos engenheiros lá. Vá a qualquer uma das empresas do Distrito Industrial, lá no Polo de Marechal Deodoro, e você encontrará os engenheiros químicos. O Centro de Tecnologia sempre tomou a liderança, sempre esteve à frente, e isso não parou”, reforçou o reitor.

Constante evolução

Além das honrarias, o grande destaque da cerimônia foi o pioneirismo da Escola de Engenharia, atualmente, o Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal. O crescimento coletivo do curso, ao longo dos anos, é um dos grandes orgulhos de todos que compõem essa história.

O reitor Tonholo relembra como o curso de Engenharia Civil e o Centro de Tecnologia são uns dos motivadores para a construção do que viria a se tornar a Ufal. Ele mencionou como há 64 anos, tempo de existência da Universidade, o curso de engenharia já era referência no estado. “A gente tem um tripé que sedimenta a alma mater da nossa Universidade: a Faculdade de Direito, com seus 94 anos; a Faculdade de Medicina, que acabou de completar 75 anos; e o Centro de Tecnologia, com seus 70 anos. Esse é o tripé, essa é a alma mater da Universidade Federal de Alagoas, e daí advém todos os outros cursos de graduação, de pós-graduação e, hoje, até de ensino fundamental, de ensino médio e tecnológico”, destacou.

Motivo de orgulho para o diretor Vladimir Caramori que, ao olhar o que foi construído, não tem dúvidas de que o curso seguirá cumprindo seu papel de incentivador das engenharias no estado. “O orgulho é de reconhecer que a Escola de Engenharia cresceu. Cresceu porque começou com o curso de Engenharia Civil”, disse o diretor. “Criamos a Engenharia Química, tivemos junto conosco a Arquitetura e o Urbanismo, ampliamos com a Engenharia Ambiental e Sanitária e, mais recentemente, com a Engenharia de Petróleo. O orgulho de um protagonismo de grandes feitos, da contribuição que nós demos externamente e damos todos os dias”, afirmou o diretor que ainda mencionou os projetos prontos para criação de novos cursos de engenharias.

Em seu discurso, por fim, Caramori dedicou a cerimônia a todos que acreditam no poder e no impacto da educação transformadora feita na Universidade, com olhar esperançoso para o futuro. “A todos os brasileiros que acreditam que o Brasil só pode evoluir por meio do conhecimento, e conhecimento foi o que se promoveu neste ambiente nos últimos 70 anos. Conhecimento é o que continuaremos promovendo daqui para frente", concluiu.

Confira as fotos oficiais do evento clicando aqui.