3 de agosto: prazo final para inscrição em cursos gratuitos de educação inclusiva
Parceria entre Ufal e Ifal oferece quase duas mil vagas para formação continuada de profissionais da educação pública de Alagoas
- Atualizado em
Com o objetivo de promover práticas mais inclusivas na educação básica, o Núcleo Interinstitucional de Políticas de Inclusão (Nipi), uma iniciativa conjunta entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), está oferecendo cursos gratuitos de formação continuada. As inscrições terminam neste domingo, 3 de agosto, e podem ser feitas de forma on-line, pelo link.
O projeto, financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), disponibiliza 1.960 vagas em quatro cursos na modalidade a distância (EaD), com momentos presenciais obrigatórios em algumas turmas. As formações são voltadas a professores, gestores e demais profissionais da educação básica pública que atuam no estado de Alagoas.
O Núcleo Interinstitucional de Políticas de Inclusão (Nipi) foi instituído em julho de 2025 (Portaria nº 3296/IFAL) e integra servidores da Ufal e do Ifal. O objetivo é desenvolver políticas formativas voltadas à inclusão, por meio de ações permanentes e colaborativas entre as duas instituições. De acordo com a coordenadora geral do NIPI, professora Daniely Spósito, do curso de Psicologia da Ufal, a proposta representa um avanço concreto nas políticas de inclusão educacional.
Daniely ressalta que a proposta é de um trabalho contínuo. “Esta ação conjunta busca não apenas formar profissionais, mas constituir uma rede de atuação em formação, pesquisa e contribuição para políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, neurodivergentes e outras diversidades. É um compromisso com uma educação pública verdadeiramente inclusiva”, ressalta.
Conheça os cursos ofertados
Curso 1: CAPAEZ – Curso de Aperfeiçoamento para profissionais em Atendimento Especializado a estudantes com deficiências visuais e físicas (IFAL) – 1.000 vagas
Curso 2: PPI-EDI – Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas Inclusivas no contexto da Educação Infantil (UFAL) – 400 vagasCurso 3: FCGEICM – Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento e Implementação de Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências e Matemática (UFAL) – 360 vagasCurso 4: CAD – Curso de Formação em Audiodescrição no Cotidiano Escolar (UFAL) – 200 vagas
As cargas horárias variam entre 90h e 180h, com duração de 3 a 6 meses, conforme o curso escolhido. Podem participar profissionais da educação básica pública (redes municipais, estaduais ou federais) que atuam no estado de Alagoas. A seleção priorizará critérios como: vínculo com escola pública; experiência ou atuação com inclusão; pertencimento a grupos prioritários (PCDs, pessoas negras, indígenas ou quilombolas); distribuição regional equilibrada.
Inscrições até: domingo, 3 de agosto de 2025
Edital completo: acesse aqui
Contato: nipi.maceio@ifal.edu.br
Instagram: @nipi.alagoas