Pós-graduação em Serviço Social da Ufal abre vagas para mestrado e doutorado

Inscrições para as 30 vagas disponíveis começam no dia 1° de setembro; também são previstas vagas para servidores da Ufal e do Estado

Por Ascom Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicou edital para o processo seletivo do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS), com previsão de início no primeiro semestre de 2026. As inscrições começam no próximo dia 1° de setembro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e ficam abertas até o dia 6 de outubro.

Estão sendo ofertadas 30 vagas, sendo 15 para mestrado e 15, doutorado. De cada 15 disponíveis, seis serão reservadas para o atendimento à política de ações afirmativas na pós-graduação, assim distribuídas: três vagas para candidatos negros (pretos e pardos), uma para indígenas, uma para pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis), refugiados, assentados e uma vaga para candidatos com deficiência (PcD).

De acordo com o edital, se não houver candidatos inscritos ou aprovados nas vagas reservadas às cotas, elas migram automaticamente para a ampla concorrência. O Programa também prevê duas vagas adicionais, para cada curso, que podem ser preenchidas por servidores da Ufal. Outras duas vagas adicionais para mestrado e doutorado são destinadas aos servidores públicos estaduais, conforme acordo entre a Ufal e o governo de Alagoas. Se essas vagas não forem preenchidas, não serão consideradas para a ampla concorrência.

O programa, reconhecido com conceito 5 pela Capes, possui como área de concentração Serviço Social, Trabalho e Direitos Sociais, e conta com as seguintes linhas de pesquisa: Questão Social, Direitos Sociais e Serviço Social; Trabalho, Política e Sociedade; Direitos, Movimentos Sociais, Relações de Exploração Agrária, Urbana e de Opressão.

Estão aptos a participar da seleção do mestrado os estudantes com diploma de graduação em Serviço Social ou áreas afins, emitido por instituições reconhecidas pelo MEC ou instituições estrangeiras legalmente reconhecidas no Brasil. Para o doutorado, é necessário possuir diploma ou certificado de conclusão de mestrado.

Confira aqui o edital completo, com informações sobre os documentos exigidos e as orientações sobre os projetos e o calendário da seleção.