Semana de Geografia vai debater desafios socioambientais

Evento será realizado entre os dias 3 e 7 de novembro; interessados têm até o dia 30 de setembro para submissão de trabalhos

Por Maria Villanova – estudante de jornalismo
- Atualizado em

Com o tema ‘Ano de COP30, Sociedade e Geografia: desafios climáticos, territoriais e justiça socioambiental’, a 18ª Semana de Geografia (Semageo) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promete debater os principais impactos do desenvolvimento e problemas socioambientais da atualidade. O evento, que acontece de 3 a 7 de novembro, no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), Campus A.C. Simões, em Maceió, já está com inscrições abertas.

A programação contará com conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos, atividades de campo e apresentações de trabalhos acadêmicos de pesquisadores. Os interessados têm até o dia 30 de setembro para realizar a submissão de resumos, dentro de um dos sete eixos temáticos definidos para esta edição.

Integrando ensino, pesquisa e extensão, a Semageo 2025 tem como objetivo reafirmar a relevância da Geografia na compreensão crítica dos fenômenos atuais, além de promover uma reflexão sobre as mudanças climáticas e a propositura de novos caminhos em busca de um meio ambiente protegido e da promoção da equidade. Um espaço de construção coletiva que reafirma o papel do geógrafo na transformação da coletividade. 

“A Semana de Geografia é um espaço de encontro, troca e reflexão sobre os grandes desafios do nosso tempo. É uma oportunidade de pensarmos juntos o papel da Geografia diante das mudanças climáticas, do território e da justiça socioambiental”, reforçou Isaias Cavalcante, estudante e membro da comissão organizadora do evento.

Para mais informações sobre a apresentação de trabalhos e realizar inscrição, acesse o link .