Ufal lança edital para mestrado em Filosofia com início em 2026
Inscrições vão de 15 de agosto até 17 de setembro; são 10 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL), do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), divulgou edital para o mestrado em Filosofia com início previsto para 2026. As inscrições podem ser feitas até 17 de setembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Poderão participar portadores de diploma de curso superior, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e concluintes do curso de graduação, desde que apresentem, obrigatoriamente, a comprovação de conclusão de curso até a data da matrícula.
São destinadas 10 vagas, sendo cinco para ampla concorrência e cinco distribuídas entre ações afirmativas para negros, indígenas ou quilombolas, refugiados ou assentados e para pessoas com deficiência. As vagas contemplam duas linhas de pesquisa: ‘Linguagem e Cognição’ e ‘Subjetividade e Sociedade’.
Importante ressaltar que a documentação comprobatória deverá ser inserida por completo durante a inscrição, em formato PDF. As inscrições incompletas, enviadas de forma indevida, ou fora do prazo, serão consideradas indeferidas.
Para mais informações acerca de critérios avaliativos, datas e documentos necessários para a inscrição, acesse o edital.
Processo avaliativo
O processo avaliativo será composto por duas etapas: primeiramente, uma pré-seleção, de caráter eliminatório, avaliará os projetos de pesquisa dos candidatos com inscrições deferidas. Posteriormente, os candidatos aprovados passarão por uma segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, onde farão uma prova sobre conhecimentos filosóficos e entrevista. Ressalta-se que, para ser entrevistado, o candidato precisa obter a nota de corte de acordo com a vaga pretendida.
“É importante destacar que o Programa de Pós-graduação em Filosofia, fundado em 2018, é o único mestrado acadêmico em Filosofia no estado de Alagoas. Sua existência é determinante para a formação continuada dos egressos da graduação em Filosofia da própria instituição, uma das mais antigas da Ufal, e também para atrair profissionais de outras áreas”, ressaltou o professor do curso de Filosofia, André Neiva.