Egressa da Ufal está entre 50 brasileiros participantes do congresso WC13
É o maior evento mundial que abordou alternativas em uso de animais nas ciências da vida
- Atualizado em
O 13º Congresso Mundial de Alternativas e Uso de Animais nas Ciências da Vida (WC13) é considerado o principal fórum internacional para discussão de avanços científicos e regulatórios relacionados à substituição, redução e refinamento do uso de animais em pesquisa, ensino e regulamentação. O encontro aconteceu no Rio de Janeiro, na primeira semana deste mês, e reuniu pesquisadores, representantes da indústria, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. Entre eles, a egressa Evelynne Marques de Melo, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Alagoas.
Evelynne esteve entre os 50 estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação selecionados para participar do evento, que desenvolvem pesquisas na área de métodos alternativos. Durante o mestrado em Ciência Animal, ela foi contemplada com um referencial criado dentro da Ufal, um modelo substituto ao uso de animais vivos em treinamentos cirúrgicos de ovariohisterectomia e orquiectomia em cadelas e gatas. O projeto ganhou destaque nacional e pode ser conferido aqui: Pós-graduanda em Veterinária cria modelo alternativo para cirurgia em animais - Método premiado descarta a necessidade do uso de animais vivos para treinamento cirúrgico
Atualmente, ela é doutoranda no Programa Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) da Unima-AL, onde vem aprimorando sua pesquisa. Promovido pela Fiocruz, o WC13 aconteceu pela primeira vez no Hemisfério Sul. A programação deste ano destacou os princípios dos 3Rs — reduction (redução), refinement (refinamento) e replacement (substituição) — em uma perspectiva que integra saúde humana, animal e ambiental.
Marco para a ciência brasileira
O dia 31 de agosto de 2025 entrou para a história da ciência mundial como o início de uma nova era para os métodos alternativos. O WC13 Rio 2025, reuniu centenas de especialistas internacionais, pesquisadores renomados, representantes da indústria global e autoridades governamentais de todos os continentes. A organização do Congresso contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Johns Hopkins e patrocinadores.
Neste primeiro dia do WC13 comprovou que o Brasil não apenas chegou ao topo da ciência mundial, mas está liderando o futuro da pesquisa ética. A Fiocruz conta, desde 2013, com o Centro Brasileiro para Validação de Métodos Alternativos (Bracvam, da sigla em inglês para Brazilian Center for Validation of Alternative Methods). Além de participar de comissões internacionais, desenvolver e validar métodos alternativos ao uso de animais na pesquisa e na educação, o Bracvam tem como objetivo a formação de profissionais e a disseminação do conhecimento.
Coordenador do Bracvam da Fiocruz e presidente do Congresso, Octavio Presgrave comenta: “Os métodos alternativos representam maior segurança nos resultados, uma vez que podem utilizar células e tecidos humanos, obtendo resultados mais próximos para a resposta no homem”.
Confira os melhores momentos do evento clicando aqui.