Estudantes alagoanos são destaque em evento de empreendedorismo jovem
Encontro Nacional de Empresas Juniores 2025 foi realizado em João Pessoa/PB
Entre os dias 28 e 31 de agosto, a cidade de João Pessoa (PB) sediou o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ 2025), considerado o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo. A delegação alagoana reuniu mais de 150 estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e de outras instituições de ensino superior do estado.
Durante os dias de programação, os congressistas tiveram acesso a conteúdos de alto nível, oportunidades de conexão com lideranças nacionais e vivências que fortalecem o Movimento Empresa Júnior no Brasil. No encontro empresas multinacionais como Grupo Boticário, Stone, Vivo e Ambev ofereceram oportunidades de estágio, networking e aprendizado aos participantes.
A Federação de Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea) recebeu o reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido em 2025. Entre as conquistas estão a criação de oportunidades para a rede, o apoio institucional e a facilitação da participação em eventos. A expressiva presença alagoana reforça o compromisso com o desenvolvimento do estado, a formação de lideranças empreendedoras e a geração de impacto social e econômico.
O presidente executivo da Fejea e estudante do curso de Relações Públicas da Ufal, Brunno Roza, destacou a importância deste tipo de evento para a formação dos estudantes. “A participação alagoana em João Pessoa foi de fundamental importância para o desenvolvimento desses jovens que buscam melhores oportunidades por meio da educação empreendedora. Temos a certeza de que, com os aprendizados adquiridos nesta edição, ampliaremos o impacto do trabalho das nossas empresas juniores não somente em Alagoas, mas também em todo o Brasil”, destacou.
A participação também contou com dois docentes da Ufal: a professora Manoella Neves, do curso de Relações Públicas e mentora da Jangadeiros Comunicação; e o professor Alexandre Nascimento de Lima, do curso de Engenharia Civil e mentor da I9, do Campus do Sertão. Para Brunno Roza, a presença de professores-orientadores fortaleceu a formação acadêmica e aproximou ainda mais os educadores da Ufal do papel transformador que o Movimento Empresa Júnior exerce por meio da extensão universitária.
Movimento Empresa Júnior
O Movimento Empresa Júnior nasceu na França, no final da década de 1970, e chegou ao Brasil em 1988, com a criação da primeira empresa júnior na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Desde então, o movimento cresceu exponencialmente, tornando o Brasil o país com o maior número de empresas juniores do mundo, reunindo mais de 22 mil empresários juniores em universidades de todas as regiões.
O MEJ tem como propósito formar, por meio da vivência empresarial, lideranças comprometidas e capazes de transformar o Brasil em um país mais empreendedor. Nas empresas juniores, estudantes desenvolvem projetos reais para o mercado de forma voluntária, aplicando conhecimentos adquiridos em sala de aula e gerando impacto social e econômico.
Em Alagoas, o movimento vem se fortalecendo a cada ano. Desde a fundação da Fejea, em 2013, o estado se consolidou como referência no Nordeste. Atualmente, são 33 empresas juniores em diversas áreas do conhecimento e regiões, conectando jovens ao propósito de transformar realidades por meio do empreendedorismo. A Ufal conta com 20 empresas juniores em seus campi.