Estudantes de Educação Física da Ufal são destaque em eventos na USP

Conquistas incluem prêmio nacional em trabalho sobre esportes adaptados e menção honrosa em pesquisa sobre educação física

Por Ascom Ufal
- Atualizado em
Equipe da Ufal apresentando o trabalho que conquistou o Prêmio CBCE de Literatura Científica e Artes Visuais
Equipe da Ufal apresentando o trabalho que conquistou o Prêmio CBCE de Literatura Científica e Artes Visuais

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi representada pela equipe da licenciatura em Educação Física no 24º Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e no 11º Congresso Internacional de Ciências do Esporte, realizados na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Estudantes e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação na Docência (Pibid) participaram com destaque nos eventos entre os dias 1° e 6 de setembro.

O evento, considerado o maior encontro científico da área no país, contou com a participação de mais de 1,4 mil inscritos e a apresentação de 1,5 mil trabalhos em diversas modalidades. O grupo da Ufal conquistou o Prêmio CBCE de Literatura Científica e Artes Visuais na categoria melhor trabalho do Grupo de Trabalho Temático (GTT) 8 – Inclusão e Diferença.

O estudo premiado, intitulado Esportes Adaptados na Escola: transformando concepções sobre deficiência através da prática pedagógica, tem autoria de Danilo Magalhães de Freitas, Welbert Kayky Lopes da Silva, Karine Emilly de Oliveira Rodrigues, Gilvan Ferreira da Silva, a professora Soraya Dayanna Guimarães Santos e o supervisor do Pibid, José Ricardo Lopes Ferreira.

Além da premiação, a professora Soraya recebeu uma menção honrosa pelo trabalho Mapeamento das dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa sobre temáticas da Educação Física (2016–2024). O trabalho é realizado em parceria com os doutorandos da UFV, Márcio José Rodrigues da Silva e Clarisse Silva Caetano.

“Essas conquistas evidenciam a qualidade da produção científica desenvolvida no âmbito do Pibid/EF/Maceió, bem como o compromisso do Iefe da Ufal com a formação acadêmica, a inclusão e a pesquisa de excelência. Parabenizamos todos os envolvidos por essa relevante contribuição à área das Ciências do Esporte e à Educação Física no Brasil”, ressaltou a professora Soraya.



Objetivos de Desenvolvimento Sustentável