Projeto de extensão Teca faz acolhimento de novos integrantes no HU
Atividade reuniu estudantes de diversas áreas da saúde e ciências humanas, de instituições públicas e privadas de Maceió
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Projeto de Extensão Território Encantado de Crianças e Adolescentes (Teca), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu no Hospital Universitário o acolhimento dos novos extensionistas para o ciclo 2025-2026.
A atividade reuniu estudantes de diversas áreas da saúde e ciências humanas, oriundos de instituições públicas e privadas de Maceió, além de profissionais do serviço e ensino, em uma programação voltada para a integração, formação e fortalecimento do cuidado humanizado em ambiente hospitalar. Entre os destaques da programação, houve dinâmicas de acolhimento, apresentação do projeto, debates sobre o brincar no hospital, biossegurança, arte de contar histórias e a importância da brinquedoteca hospitalar. Também foram promovidas reflexões sobre a humanização na hospitalização infantil.
As atividades foram conduzidas por profissionais do núcleo multidisciplinar do projeto: Ingrid Leite (enfermeira, docente da Ufal e coordenadora geral do TECA), Sarah Barros (terapeuta ocupacional), Vanessa Ferry (psicóloga) e Isabel Calheiros (bibliotecária), todas vinculadas ao HU. As ações contínuas da Brinquedoteca Hospitalar, pautadas no Brincar Livre – direito da criança mesmo durante a hospitalização – também vêm sendo ampliadas para o parquinho do ambulatório.
O acolhimento contou ainda com a participação dos integrantes do projeto @anjosdohupaa, que contribuíram para os momentos de integração e sensibilização.
Extensão universitária como ponte para a humanização
A iniciativa reforça o compromisso do HU e do Projeto TECA com a Política Nacional de Humanização (PNH), destacando a extensão universitária como estratégia fundamental para transformar práticas de cuidado.
Segundo o artigo científico “Extensão numa brinquedoteca hospitalar: interface com a Política Nacional de Humanização” (Soares et al., 2024), publicado no portal seer.ufal.br, a brinquedoteca constitui um espaço terapêutico que favorece o vínculo entre criança, família e equipe de saúde, além de contribuir para a autonomia e o protagonismo dos pacientes pediátricos.
Durante o acolhimento, os novos extensionistas vivenciaram momentos de troca e sensibilização sobre a relevância de suas práticas. Como aponta o estudo, a inserção da ludicidade no ambiente hospitalar minimiza os impactos da hospitalização, fortalece os vínculos afetivos e potencializa o processo de ensino-aprendizagem em saúde.
Com o lema “cuidar brincando e brincar cuidando”, o Projeto TECA segue consolidando sua atuação como exemplo de extensão universitária transformadora, alinhada às diretrizes do SUS e da PNH, desde 2016.