Semana de Biologia começa com homenagens e palestra educativa

Abertura do evento celebrou também 45 anos do Cabio Caetés e 1º SIPPOS; Atividades seguem até próxima sexta-feira

Por Maria Villanova – estudante de Jornalismo - texto e fotos
- Atualizado em
Solenidade de abertura da Semabio
Solenidade de abertura da Semabio

Estudantes, professores, coordenadores e autoridades prestigiaram a abertura da Semana de Biologia (Semabio) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na segunda-feira (1°), no Auditório Vera Rocha. O evento, que está na sua 39ª edição, é o mais longevo da instituição e, este ano, acontece junto com o 1ª Simpósio Integrado de Pesquisa e Pós-graduação (Sippos).

O evento vai até sexta-feira (5) com vasta programação, entre palestras, exposições, debates e até uma feira de empreendedorismo, e também celebrou os 45 anos do Centro Acadêmico Enraizando em Terras Secas (Cabio Caetés), um dos mais antigos da Ufal.

A mesa de honra foi presidida pela vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, e também contou com a participação dos professores Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal); Renato Rodarte, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e de Saúde (ICBS), Gilberto Costa Justino, vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino em Biologia; Abelardo Silva Júnior, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde; as professoras Nídia Fabréz, representante do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação do Trópicos; Amanda Lys dos Santos Silva, coordenadora da licenciatura em Ciências Biológicas; professor Olagide Wagner de Castro, coordenador do bacharelado em Ciências Biológicas; professor Marcos Vinícius Vital, coordenador da 39ª Semabio e do 1º Sippos; Eduardo Kauã de Lima Santos, presidente do Cabio Caetés; e Juliane Pereira, representando os técnicos.

Em seus discursos, os coordenadores dos cursos de Biologia enfatizaram a importância do evento. O professor Olagide ressaltou a efervescência acadêmica e universitária que o evento traz para toda a comunidade acadêmica, sobretudo em respeito à pesquisa, na área de ensino e de educação, para todos os estudantes.

Amanda Lyz destacou que, pela primeira vez, o evento será em uma semana inteira, onde todos os espaços do ICBS estão cedidos e as aulas suspensas. Também fez uma saudação aos estudantes e ao Centro Acadêmico. "Celebro os 45 anos do Caetés e a história de estudantes que deixaram sua marca na Biologia da Ufal, e que, posteriormente, voltam ou espalham o nome da instituição pelo mundo, com orgulho, e o nascimento do Sippos. Estamos vivendo o momento histórico no ICBS, essa parceria com a Semabio, onde graduação e pós caminham lado a lado, fortalecendo a ciência em todas suas dimensões", ressaltou.

Em seu discurso, a professora Nídia Fabré destacou que as Ciências Biológicas, sobretudo na Ufal, são reconhecidas pela excelência. Ela destacou que se trata de uma das poucas áreas que mesclam sociedade, natureza e pesquisa, parabenizando aos que dela fazem parte. Sua fala foi complementada pelo diretor do ICBS, Renato Rodarte: “Temos estudantes solícitos, cursos com ótima equipe, de alto nível, bem avaliados. Quando se tem uma equipe, tem um Instituto forte, e são por vocês, alunos e alunas, que estamos aqui”.

Em sua fala, Fábio Guedes fez questão de ressaltar como o evento é uma demonstração de como a Ufal é um espaço forte na difusão de conhecimento, pesquisa e integração com a sociedade e parabenizou a instituição no desenvolvimento educacional de Alagoas. "É uma felicidade ver uma universidade pujante, vibrante, com tantos eventos. A Ufal vem dando uma demonstração de força e resistência, após a escassez de recursos de outrora. Em 2025, somos o estado com maior nível de cobertura de bolsas e concessão de bolsas, o que significa mais segurança para estudar, para o estudante cumprir com suas obrigações, e sair com uma promessa de um futuro brilhante", completou.

Destacando o papel da Universidade como transformadora social, e reforçando a excelência acadêmica dos cursos, sempre muito bem avaliados, a vice-reitora Eliane Cavalcanti elogiou o evento e parabenizou o auditório lotado, composto em sua maioria por alunos e ex-alunos.

"A todos aqueles que já integraram e integram a Ufal, meus mais calorosos parabéns! Agradeço por elegerem nossa instituição como um veículo de transformação e por optarem por uma das mais nobres profissões existentes. Nos dedicamos diariamente a oferecer o melhor da vida e do conhecimento por nós adquiridos a vocês. Em contrapartida, recebemos a energia vital de cada estudante, todos os dias, em sala de aula. Desse modo, tenho convicção de que este será um evento extraordinário, pois tudo o que empreendemos é de excelência; tudo o que almejamos realizar é notável. E esta sinergia entre a pós-graduação e a graduação fortalecerá, ao longo dos anos, uma simbiose perfeita, uma união ideal", disse a vice-reitora.

A programação da Semana também incluiu homenagens a estudantes e colaboradores que contribuíram para a história do curso de Ciências Biológicas e do Centro Acadêmico, com a entrega de placas comemorativas. O ponto alto da noite foi a palestra magna com o professor Paulo de Marco Júnior, da Universidade Federal de Goiás (UFG), grande referência na área de Ecologia Teórica, sobretudo na Conservação da Biodiversidade. Sua palestra foi sobre a importância da aplicação do método científico no ensino da Biologia.

Para saber a programação dos próximos dias, acesse este link

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável