Estudantes da Ufal participam de curso de verão sobre Psicobiologia na USP
Jaine Passos, Laize Oliveira e Isabel Jordanah são estudantes de Psicologia do Campus Arapiraca; participação fortalece formação e desperta interesse pela carreira científica
- Atualizado em
As estudantes de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Jaine Passos, Laize Oliveira e Isabel Jordanah Pessoa participaram do Curso de Verão em Psicobiologia, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). O curso, realizado entre 22 e 29 de janeiro, na sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em Ribeirão Preto, São Paulo, mostrou novos horizontes e trouxe novas experiências profissionais às discentes.
Realizando atividades em conjunto com o programa de pós-graduação em Psicobiologia, o curso permitiu que as estudantes tivessem contato com modelos experimentais e técnicas laboratoriais de pesquisa, além de palestras sobre os trabalhos realizados nos laboratórios da instituição, com foco no desenvolvimento de pesquisa básica e pré-clínica em um dos centros de maior excelência na área de Neurociências.
Entre metodologias, aulas expositivas e análise de situações práticas, as estudantes, que estão no 9º período do curso que é ofertado na Unidade Educacional Palmeira dos Índios, vinculado ao Campus Arapiraca, aproveitaram para expandir o círculo social e profissional, além de realizarem trocas culturais, já que o curso reúne estudantes de todas as regiões do Brasil, selecionados por análise curricular, avaliação do histórico e carta de motivação, para 25 vagas.
“Conhecemos o curso ano passado, por meio do Instagram, e ficamos na expectativa de que fosse ofertado novamente. A extensão é uma das minhas paixões no tripé acadêmico e a experiência tem sido muito proveitosa. Estar em contato com referências na área que almejo seguir e enxergar a possibilidade de, futuramente, poder contribuir com a ciência brasileira tem sido muito enriquecedor para a minha trajetória”, contou Laize.
Uma nova área de conhecimento
Para as estudantes, a oportunidade vivenciada contribui diretamente para a formação, em especial no conhecimento de uma nova área de atuação, expandindo horizontes e auxiliando na identificação de campos que possam servir para a vida profissional e até para a realização de uma pós-graduação.
“Está sendo um período de muito aprendizado, de contato direto com pesquisa e professores de referência, de conhecer de perto os laboratórios e as linhas de pesquisa atuais desenvolvidas na instituição e tudo o que envolve a vida acadêmica e científica. Sem dúvidas, ampliou o meu olhar e me motivou ainda mais a continuar investindo na formação, principalmente na pesquisa”, pontuou Isabel Jordanah.
A Psicobiologia estuda as bases biológicas do comportamento e dos processos mentais, investigando como o sistema nervoso, neurotransmissores, hormônios e a genética influenciam os pensamentos, emoções e comportamentos do sujeito. Hoje, a USP possui uma das mais robustas linhas de pesquisa sobre o tema.
“É realmente um outro mundo e mostra, na prática, como o incentivo e as oportunidades são essenciais no processo acadêmico e na construção do psicólogo. A carreira em Psicobiologia é uma área que desejo seguir, e o curso me motivou a continuar explorando caminhos na pesquisa. Sou muito grata e feliz por estar vivendo esse momento e por fazer parte de uma instituição como a Ufal, que me permite chegar a esses espaços por meio do conhecimento. Pretendo levar novas ideias e perspectivas que possam contribuir também com a nossa Universidade”, concluiu Jaine.