Ufal promove Torneio de Xadrez para categorias profissional e iniciante

Evento acontece neste domingo (1º) à tarde e terá premiação em dinheiro, além de medalhas; inscrições vão até dia 31 de janeiro

Por Maria Villanova – estudante de Jornalismo
- Atualizado em

Atenção, enxadristas! A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove neste domingo (1º) a 33ª edição do Torneio Rápido de Xadrez (avançado) e a 5ª edição do Torneio Categoria Sub1900 (iniciante). O evento acontece a partir das 13h30, na antiga sede do Colégio de Aplicação Telma Vitória, em frente ao Bloco 18, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Organizado pelo Clube de Xadrez da Universidade, o evento terá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados na categoria avançado, além da distribuição de medalhas. Serão realizadas sete rodadas no sistema suiço, no ritmo 10 minutos com 2 segundos de incremento e tendo como critérios de desempate o confronto direto, Buchholz com corte do pior resultado, Buchholz sem corte, Sonneborn-Berger e Armagedon.

“O objetivo dos nossos torneios é promover e compartilhar o xadrez para a comunidade e divulgar os benefícios da prática, como a concentração, o raciocínio lógico, além de realizar novas amizades e conhecer mais do nosso Clube”, explicou Gabriel Ribeiro, um dos organizadores do evento.

As inscrições vão até o dia 31 de janeiro, sendo obrigatório possuir ID na Liga Brasileira de Xadrez (LBX). Os interessados devem entrar em contato com Clube de Xadrez, pelo e-mail cxufal2018@gmail.com ou pelo celular (82) 981263692 (whatsapp). Há o pagamento de taxa de R$20,00 (vinte reais) para os membros do Clube ou para a categoria SUB 14. Para os demais participantes, a taxa é de R$30,00 (trinta reais).

Clube de Xadrez da Ufal

Fundado em 3 de abril de 2018, o Clube de Xadrez da Ufal conta atualmente com mais de 200 participantes, entre alunos, servidores, professores e comunidade em geral, de diferentes idades. Além de reunir apaixonados pelo jogo de estratégia, o Clube também ensina pessoas que desejam aprender a prática.

“Somos um grupo bastante animado! Em 2025, realizamos diversas viagens para outros Estados, com o intuito de evoluir a nossa prática e participar de torneios de nível regional e nacional. Além de muitas experiências, criamos laços com novos enxadristas de outros lugares”, comentou Gabriel.

As reuniões são realizadas no espaço do Clube, localizado no CApTV, com monitorias durante a semana e torneios aos domingos. No momento, o Clube está se organizando para, no início do ano letivo, voltar com as atividades. Você conhece mais sobre o clube através do Instagram.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável