Censo da Pós-Graduação da Capes deve ser respondido até 26 de fevereiro

Participação de docentes, discentes e pesquisadores garante representação institucional para políticas públicas da pós-graduação

Por Lenilda Luna - jornalista

Docentes, pós-graduandos, pesquisadores de pós-doutorado e coordenadores de programas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) devem preencher o Censo da Pós-Graduação stricto sensu da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), até o dia 26 de fevereiro. O levantamento é obrigatório, individual e realizado pela Plataforma Sucupira. A  iniciativa faz parte de uma política pública anual instituída pela Portaria nº 99/2024, com o objetivo de coletar informações sistematizadas sobre os programas de mestrado e doutorado em funcionamento no Brasil.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Propep) da Ufal, Iraildes Pereira, convoca os estudantes, professores e pesquisadores da Ufal a participar do Censo. “As informações coletadas no período de  3 de dezembro de 2025 a 26 de fevereiro de 2026 servirão como base para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e, principalmente, para melhorar as ações afirmativas nas Instituições de Ensino e Pesquisa. Ao realizar o Censo com precisão, teremos a garantia que o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) reconheça a excelência e as necessidades específicas de cada região, assegurando recursos e fomento para o futuro da pesquisa em Alagoas”, explica.

A adesão da comunidade acadêmica é fundamental para assegurar a representação da Ufal no banco de dados nacional que vai subsidiar o planejamento da pós-graduação. O coordenador de Pós-graduação da Ufal, Walter Matias, destaca a importância de preencher o formulário online. “Agradecemos pela colaboração e ressaltamos a importância do engajamento de todos os envolvidos para o sucesso desta iniciativa. A boa notícia é que o questionário é bem simples e rápido, levando em média aproximadamente 3 minutos para ser respondido”, informa o coordenador.

Walter informa que a Capes estabeleceu como meta a participação de 95% dos integrantes do Programa. “Para alcançar esse percentual, a colaboração de cada um é fundamental e contribui diretamente para o fortalecimento de toda nossa Rede. O Censo é considerado essencial para que os dados reflitam com precisão a realidade institucional. O preenchimento garante que a universidade esteja corretamente representada nas estatísticas nacionais e contribui para ampliar a visibilidade dos nossos programas’, reforça Matias.

Devem responder ao Censo, de forma individual e obrigatória, por meio de formulário eletrônico na Plataforma Sucupira: docentes permanentes e colaboradores; estudantes matriculados em cursos de mestrado e doutorado; pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docentes; coordenadores de programas de pós-graduação em exercício.

Só estão aptos a responder os integrantes com vínculo vigente na Plataforma Sucupira até a data de referência do cronograma do Censo. Cada perfil recebe um formulário específico, com perguntas de múltipla escolha e orientações padronizadas, o que facilita a análise e a comparação dos dados em nível nacional. Não há questões abertas, mas existem opções como “outros” e “não desejo informar” quando necessário.

O questionário foi elaborado pela Comissão Permanente de Governança de Dados da Capes, com base em critérios técnicos e alinhamento com as necessidades do sistema de pós-graduação brasileiro. A Capes também disponibiliza relatório de governança com diretrizes sobre tratamento e uso responsável das informações coletadas.

Pós-graduação da Ufal em destaque

A mobilização para o Censo ocorre em um momento de avanço da pós-graduação da Ufal. Na Avaliação Quadrienal 2021–2024 da Capes, dezessete programas da universidade elevaram seus conceitos. O Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-Dibict) alcançou nota 7, conceito máximo com excelência internacional, colocando a instituição em um grupo seleto no país. Já o Programa de Pós-Graduação em Física atingiu conceito 6, também integrando o patamar de excelência.

O preenchimento do Censo até 26 de fevereiro é decisivo para consolidar esse cenário de crescimento com dados oficiais e atualizados.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável