Egressa da Ufal é aprovada em três doutorados simultaneamente

Aprovada em primeiro lugar na PUC-RS, Janaine dos Santos também obteve êxito na USP e na UFPE; aluna é licenciada em matemática e está concluindo mestrado em computação e educação

Por Maria Villanova – estudante de Jornalismo
- Atualizado em
Janaine dos Santos, aprovada em três seleções de doutorado
Janaine dos Santos, aprovada em três seleções de doutorado

Em uma trajetória marcada pela dedicação em projetos na área das Ciências Exatas, a mestranda Janaine Ferreira dos Santos, do Programa de Pós-Graduação de Informática (PPGI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) obteve aprovação simultânea em três doutorados, oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde alcançou o primeiro lugar.

 O caminho acadêmico de Janaine teve início na Licenciatura em Matemática, onde integrou o grupo de pesquisa Matemática, Educação e Tecnologia (MATEDTEC). Ela também participou de atividades de alcance nacional, como o projeto Mulheres nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, vencedor da chamada pública CNPq/MCTIC nº 31/2018, no qual atuou como coordenadora, além de ter sido integrante do programa Painless Math (Matemática sem Dor), ambos vinculados ao Instituto de Matemática (IM) da Ufal.

Atualmente, Janaine está concluindo o mestrado em na área de Informática voltada à Computação Aplicada à Educação - Computação Visual e Inteligente, sob orientação do professor Ranilson Paiva, do Instituto de Computação e pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), com coorientação da doutora Juliana Lima - também orientadora de seu TCC em Matemática. Além disso, é especialista em Educação Matemática pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (2025).

“Desde o técnico, passando pela graduação em Matemática na Ufal e agora finalizando o mestrado, vejo que a aprovação em três doutorados é a prova de que a educação transforma realidades e ressalto a importância de ter professores incríveis nessa jornada. Todos os anos de dedicação intensa, estudos, eventos, artigos e competições, valeram a pena. Todo esforço é recompensado”, contou, emocionada, Janaine.

Agora, diante de tantas escolhas, Janaine está ponderando em qual dos programas irá se matricular. A tendência, segundo a mestranda, é ir para a UFPE, por ser mais próximo de casa, mas outros fatores serão levados em consideração também. O plano é, no futuro, voltar para a Ufal, que considera uma segunda casa.

“As aprovações na USP, UFPE e PUCRS foram surpresas incríveis! São universidades conceituadas e estou ansiosa para iniciar essa nova história. Sinto aquele 'frio na barriga' típico de um novo começo, mas com o coração aquecido pela certeza de que a educação é o melhor caminho. E que sempre serei grata a nossa Ufal por toda essa trajetória!”, pontuou.

Mulheres nas Ciências

A experiência na Ufal também mostrou à Janaine a possibilidade de alcançar voos cada vez mais altos. Com vasta produção de artigos, participação em seminários e desenvolvimentos de programas, ela vê cada vez mais próximo o sonho de ser cientista. Parte do incentivo veio ao observar o trabalho realizado pela doutora Juliana Lima, atual vice-diretora do IM e responsável pelo Laboratório Femea IM-Ufal, exclusivo para mulheres que trabalham com Ciências Exatas. 

“Durante a graduação, a professora doutora Juliana Lima foi minha orientadora de iniciação científica, no projeto 'Mulheres nas Ciências Exatas', no laboratório Femea, no TCC e sempre me incentivou a acreditar que podemos ser quem quisermos e que o lugar da mulher é onde ela quiser. E eu sempre quis ser cientista”, ponderou Janaine.

E foi com esse pensamento, através de suas vivências e acreditando no poder transformador da educação, que Janaine desenvolveu seu trabalho. Em 2022, obteve reconhecimento nacional ao conquistar o primeiro lugar na categoria Educação durante o Pilar Challenge no evento Trakto Show, ao apresentar a startup “Mulheres Cientistas e Empreendedoras”, voltada à participação feminina na ciência e no empreendedorismo. Agora, ela continua a se dedicar a estimular outras meninas a serem cientistas.

“A área que eu escolhi para fazer o projeto de doutorado na computação é justamente sobre mulheres nas Ciências Exatas. Saber que posso mudar não só a minha vida, mas a da minha família, e ainda incentivar outras meninas, me traz uma alegria extrema.”, concluiu.

Outros trabalhos

A produção acadêmica de Janaine também é voltada para o campo da educação em ciências exatas para crianças. Nesse contexto, participou de projetos voltados ao desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas e computacionais e à investigação de aspectos cognitivos de estudantes da educação básica do município de Rio Largo.

Também colaborou com iniciativas de inovação pedagógica, como o projeto Hipermat, junto ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que utiliza o suporte hipertexto, como ferramenta adequada no processo ensino-aprendizagem de estudantes da educação básica, adotado como ferramenta pedagógica em laboratórios de ciências e matemática.

Outro destaque foi a participação em programas de treinamento em matemática para alunos do ensino fundamental de escolas públicas da região, reforçando o compromisso da pesquisadora com a melhoria da educação básica e com a transformação social por meio do ensino e da tecnologia. 

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela mestranda, acesse o link.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável